O Arch Linux 2022.09.03 foi lançado neste final de semana como o primeiro snapshot ISO do Arch Linux a ser alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.19.
A versão ISO de setembro de 2022 do Arch Linux já está disponível para aqueles que desejam implantar a distribuição GNU/Linux leve e poderosa em novos computadores. Os desenvolvedores do Arch Linux lançam uma nova imagem ISO todos os meses, mas o instantâneo de setembro de 2022 é especial porque vem com o kernel Linux 5.19 por padrão.
Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download
O kernel Linux 5.19 traz novos recursos como suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte para arquivos de firmware compactados em ZSTD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para o ARM Scalable Matrix Extension (SME), bem como novas e recursos de segurança aprimorados.
O kernel Linux 5.19.6 mais recente está incluído por padrão no instantâneo do Arch Linux 2022.09.03, que também inclui pacotes atualizados que foram lançados em agosto de 2022 e archinstall 2.5 como o principal instalador em modo de texto.
Os desenvolvedores do Arch Linux estão atualmente trabalhando em uma nova versão do archinstall, 2.5.1. Ela está atualmente disponível para testes públicos no GitHub. A versão promete:
- funcionalidade de interface do usuário aprimorada;
- verificações de força de senha menos intrusivas;
- suporte para novos idiomas, suporte para downloads paralelos;
- Btrfs aprimorado definições de subvolume;
- processo de seleção de idioma aprimorado e saída de informações;
- e melhoria no manuseio do BlockDevice.
Atualizações previstas
O archinstall 2.5.1 provavelmente será incluído como o instalador padrão no instantâneo de outubro de 2022. Até então, se você deseja instalar o Arch Linux em novos PCs, pode baixar o Arch Linux 2022.09.03 agora mesmo no site oficial.
Os usuários existentes do Arch Linux não precisam baixar o novo instantâneo ISO para manter suas instalações atualizadas. No entanto, eles devem apenas executar o comando a seguir em um emulador de terminal. Assim, irá instalar todas as atualizações disponíveis, incluindo o kernel Linux 5.19.
sudo pacman -Syu