Acaba de sair o primeiro release candidate do Mesa 22.3 e ele vem com Rusticl e muitas melhorias no driver Intel e Radeon Vulkan. O trabalho de recursos no Mesa 22.3 foi concluído como o lançamento de recursos deste trimestre para esta coleção de drivers OpenGL, OpenCL e Vulkan de código aberto.
O Mesa 22.3 foi ramificado e o Mesa 22.3-rc1 agora saiu como o primeiro lançamento de teste semanal que antecede a estreia estável em algumas semanas.
Primeiro release candidate do Mesa 22.3 lançado com Rusticl e muitas melhorias no driver Intel e Radeon Vulkan
O Mesa 22.3 é uma grande atualização, como de costume, com vários aprimoramentos nos gráficos AMD Radeon e Intel de código aberto em particular. No lado da Intel, há mais otimizações para Arc Graphics, novos recursos do Arc Graphics, como suporte ao sombreamento de malha Vulkan, e uma variedade de novas extensões e outros aprimoramentos.
Em relação à AMD, há um trabalho que vai desde a habilitação contínua de RDNA3 até várias extensões Vulkan, otimizações de jogos da Valve e outras para RADV e muito mais. O Mesa 22.3 também apresenta o Rusticl como o novo driver OpenCL baseado em Rust, mostrando muito progresso.
O Zink para OpenGL no Vulkan também continuou avançando bastante, entre várias melhorias nos drivers menores. A Microsoft também contribuiu muito para o Mesa 22.3 em seu trabalho de suporte a essas várias APIs padrão do setor sobre drivers D3D12 para WSL2 e muito mais.
Algumas das principais mudanças desta versão do Mesa:
- GL_ARB_shader_clock on llvmpipe
- VK_KHR_shader_clock on lavapipe
- Mesa-DB, the new single file cache type
- VK_EXT_attachment_feedback_loop_layout on RADV, lavapipe
- VK_KHR_global_priority on RADV
- GL_KHR_blend_equation_advanced_coherent on zink
- VK_EXT_load_store_op_none on RADV
- VK_EXT_mutable_descriptor_type on RADV
- VK_EXT_shader_atomic_float on lvp
- VK_EXT_shader_atomic_float2 on lvp
- GL_NV_shader_atomic_float em llvmpipe
- VK_EXT_image_robustness em v3dv
- VK_EXT_extended_dynamic_state3 em lavapipe
- VK_EXT_extended_dynamic_state3 em RADV
- VK_EXT_pipeline_robustness em v3dv
- Mali T620 em panfrost
- Cache de disco Shader no Panfrost
- suporte para formatos de buffer de vértice R8G8B8, B8G8R8, R16G16B16 e 64 bits em RADV
- suporte inicial GFX11/RDNA3 em RADV
- várias otimizações de rastreamento de raio em RADV
- extendedDynamicState2PatchControlPoints em RADV (recurso VK_EXT_extended_dynamic_state2)
- Radeon Raytracing Analyzer integração (usando variáveis de ambiente RADV_RRA_*)
Então, caso esteja interessado, consulte o anúncio de lançamento do Mesa 22.3-rc1 para baixar as novas fontes. Os candidatos ao lançamento semanal do Mesa 22.3 são esperados até que o lançamento oficial do Mesa 22.3 esteja pronto para o horário nobre no final de novembro ou início de dezembro.