O Projeto GNOME está com uma proposta ousada e quer ampliar o público usuário para obter mais financiamentos. Robert McQueen, o Presidente do Conselho de Diretores da Fundação GNOME, escreveu uma postagem esta semana sobre a necessidade do projeto GNOME de ampliar seu foco para atrair mais novos usuários e, finalmente, ser capaz de arrecadar fundos de novas organizações, além das mais tradicionais. Se eles não forem capazes de encontrar novas fontes de financiamento, eles podem precisar reduzir alguns de seus trabalhos, mas ainda têm uma rede de segurança suficiente.
Embora o GNOME tenha entregado o GTK4, maior envolvimento da comunidade, melhor infraestrutura e todas as outras melhorias recentes, a arrecadação de fundos não foi alcançada. O último orçamento do Conselho de Administração do GNOME que foi aprovado para este ano financeiro está gastando mais fundos de seus recursos do que eles esperam arrecadar em receita. A política de reservas do GNOME determina que eles não podem fazer isso de novo, então no próximo ano eles precisarão levantar mais dinheiro ou começar a gastar menos.
Projeto GNOME amplia gastos e precisa de mais financiamentos
A Fundação GNOME ainda está em uma situação financeira saudável. No entanto, agora precisa encontrar novas fontes de financiamento ou, de acordo com suas políticas, terá que gastar menos no futuro até que tenha um fluxo de caixa maior para cobrir as despesas. Eles obviamente prefeririam não ter que diminuir algumas de suas atividades ou depender de uma equipe menor, então agora provavelmente farão uma trajetória para expandir ainda mais sua base de usuários na esperança de encontrar novas fontes de financiamento.
McQueen comentou:
Para arrecadar fundos de novas fontes, a Fundação precisa levar a mensagem e os ideais do GNOME e do software de código aberto a um público novo e mais amplo para que possamos ajudar. Temos desenvolvido temas como acessibilidade, privacidade / confiança e educação como áreas promissoras para novos programas que ampliam nosso impacto. O objetivo é encontrar projetos e fundos que nos permitam investir na comunidade GNOME e encontrar novas maneiras de o FOSS beneficiar as pessoas que ainda não fazem parte de nossa comunidade.
E quanto às atuais eleições para o conselho do GNOME, ele afirma:
Gostaria de deixar claro que vejo isso -encontrar financiamento para apoiar – como a principal prioridade e responsabilidade da Diretoria para o próximo mandato … Precisamos entender nossa situação financeira e comercial – que temos que fazer e ajudar a definir a estratégia com o Diretor Executivo para que possamos lançar alguns novos programas que irão ampliar nosso impacto – e financiamento – para o futuro.
Leia mais no blog de Rob McQueen sobre a situação atual de financiamento do GNOME.