Uma nova versão do Proton está chegando com o Proton 6.3-8, agora com um Release Candidate pronto para que mais pessoas testem e relatem problemas. Assim, o novo Proton 6.3-8 recebe um primeiro Release Candidate com muitos jogos funcionando no Linux.
Puxando muitas correções de versões anteriores do Proton Experimental, estamos prestes a ver um belo aumento no branch de versão principal com isso. É um grande problema também, pois também traz consigo o suporte para jogos BattlEye selecionados (como anunciado anteriormente), melhorias de compatibilidade CEG DRM, suporte NVIDIA DLSS para jogos DX11 e DX12 (protegido por PROTON_ENABLE_NVAPI = 1 e dxgi.nvapiHack = False) e suporte para o SDK mais recente do Steamworks.
Proton 6.3-8 recebe um primeiro Release Candidate com muitos jogos funcionando no Linux. Aqui estão os jogos do Windows que você pode esperar para jogar com ele:
- Age of Empires 4
- Assassin’s Creed
- Breath of Death VI
- Call of Duty: Black Ops II
- DEATHLOOP
- Disgaea 4 Complete+
- Eve Online
- FIA European Truck Racing Championship
- Fly’n
- Game Dev Tycoon
- Ghostbusters: The Video Game Remastered
- GreedFall
- Mafia II (Classic)
- Magicka
- Marvel’s Guardian of the Galaxy (AMD GPUs only)
- Mass Effect Legendary Edition
- Monster Boy and the Cursed Kingdom
- Nickelodeon All-Star Brawl
- Penny Arcade’s On the Rain-Slicked Precipice of Darkness 3
- RiMS Racing
- The Riftbreaker
- Sol Survivor
- TT Isle of Man Ride on the Edge
- TT Isle of Man Ride on the Edge 2
Há também várias correções de bugs e melhorias para alguns jogos específicos como Satisfactory, Project CARS 3 e há atualizações para DXVK, VKD3D-PROTON e Wine-Mono.
Valve responde à pergunta: os desenvolvedores devem oferecer suporte nativo ao Linux ou ao Proton?
Com a Conferência Virtual Steamworks: Steam Deck encerrada, agora temos alguns detalhes sobre o que esperar do Steam Deck, Proton, Linux, SteamOS 3 e mais.
Em breve, repassaremos alguns dos pontos principais em outro artigo, mas algo interessante chamou nossa atenção em uma das sessões de perguntas e respostas. Um tópico quente que surgiu uma e outra vez desde que o Proton foi revelado em 2018, é se os desenvolvedores simplesmente abandonarão o suporte nativo e sempre usarão o Proton (ou como foi dito).
Vimos muitos artigos na web sobre ele, e muitos usuários de ambos os campos argumentam até a morte. Então, o que a Valve realmente pensa sobre isso?
Agora temos uma resposta real.
Lida dos desenvolvedores na sessão por Kaci Aitchison da Valve, a pergunta era: “Você prefere um jogo que use Proton ou que tenha suporte nativo ao Linux, qual é a posição disso?”.
Respondendo ao desenvolvedor da Valve Pierre-Loup Griffais disse “Nós não têm uma preferência forte. Na verdade, tudo se resume a qualquer que seja a melhor experiência. Portanto, se for mais fácil para o desenvolvedor chegar a um ponto em que a melhor experiência seja alcançada por meio do Proton, achamos isso ótimo. Mas se eles tiverem o know-how ou os recursos para trabalhar em uma construção Linux nativa, que tem uma ótima experiência e tem todas as funcionalidades e eles são capazes de mantê-lo, achamos que é ainda melhor.”
Via GamingonLinux