Python 2 e pacotes provavelmente serão descartados só no Fedora 32

Python pode executar até 27% mais rápido no Fedora 32 com otimização
fedora python

Embora o Fedora 30 ainda não tenha saído oficialmente e o Fedora 32 demore pelo menos cerca de um ano a partir de agora, já sabemos uma grande mudança na tabela: descartar o Python 2 e os pacotes dependendo dele. Antes, a expectativa é de que isso pudesse ocorrer já a partir do Fedora 31. 

O dia 1º de janeiro de 2020 foi definido como a data de encerramento do ciclo de vida do Python 2.x. Assim, não somente o Fedora mas também outras distribuições do Linux têm pressionado pela mudança para o Python 3.x. Portanto, a maioria das distribuições agora está usando o Python 3 como a implementação padrão do Python. Mesmo assim, o Python 2 e vários pacotes somente do Python-2 ainda são enviados e comuns por diferentes distribuições do Linux.

Com o Fedora 32 eles esperam que a remoção seja total. Isso foi confirmado esta semana pela proposta de mudança para retirar o Python 2. Então, espera-se que o Python 2 e seus sub-pacotes sejam removidos do Fedora começando em F32.

Anúncio oficial

fedora-31-vai-mesmo-remover-pacotes-para-python2

O pacote e todos os seus subpacotes serão removidos do Fedora 32. Um pacote legado para desenvolvedores e usuários será fornecido. Todos os pacotes no Fedora que precisam do Python 2 para serem executados serão removidos do Fedora 32, independentemente de suas dependências. Todos os pacotes no Fedora que precisam do Python 2 para compilar serão removidos do Fedora 32, independentemente de suas dependências. Exceções podem ser concedidas pelo FESCo, diz o anúncio.

Como se vê, ainda há uma porta aberta com o FESCo concedendo exceções em pacotes selecionados do Python 2. Isso, porém, se a necessidade surgir no próximo ano. Além disso, fala-se de um pacote python27. Ele ainda estaria disponível para usuários/desenvolvedores interessados que achem a necessidade de executar código Python em seus sistemas.

Mais discussões sobre essa proposta antecipada de mudança através da lista de discussão do Fedora. É provável que tenhamos um posicionamento semelhante do Python 2 com o Ubuntu 20.04. Isso deve ocorrer especialmente pelo fato de ser uma versão de suporte a longo prazo.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile