As habilidades que os gerentes de contratação procuram dos profissionais de tecnologia estão mudando. E quais são as habilidades mais procuradas em TI? Há um interesse crescente na equipe que pode se comunicar e colaborar nos negócios. Em vez de apenas procurar recrutas que possam trabalhar com problemas tecnológicos complicados, o trabalho em equipe e a perspicácia nos negócios também estão na lista, de acordo com pesquisa da associação da indústria de tecnologia CompTIA.
Vinte anos atrás, o trabalhador estereotipado de TI tinha uma forte concentração em habilidades de infraestrutura e trabalhava em isolamento relativo do resto dos negócios, disse a CompTIA.
Quais as habilidades mais procuradas em TI?
Agora, além das habilidades técnicas, as empresas também estão procurando profissionais de tecnologia que possam se comunicar e colaborar com outros departamentos, disse a associação.
Habilidades de empregabilidade, como comunicação e trabalho em equipe, não são mais reservadas para os trabalhadores em um caminho de gerenciamento, mas agora se aplicam em todos os níveis, disse a CompTIA em suas perspectivas para 2020.
Quando perguntados sobre quais habilidades os gerentes de TI estão procurando ao contratar, a ‘solução de problemas’ encabeçou a lista. No entanto, o ‘trabalho em equipe‘ ficou em segundo lugar – talvez surpreendentemente se você comprou o mito de desenvolvedores que são lobos solitários ou a idéia do 10x developer que pode escrever e corrigir código sem trabalhar de perto com mais ninguém.
Experiência do usuário, profundidade de habilidades e comunicação foram os outros três itens obrigatórios para completar os cinco primeiros itens.
Mas é só isso? Não, precisa mais.
A pesquisa da CompTIA constatou que a maioria dos profissionais de tecnologia se sente otimista sobre seu papel como profissional de TI. Graças em grande parte à alta demanda por habilidades tecnológicas, o que, por sua vez, leva a opções de carreira robustas. A CompTIA prevê que o setor global de tecnologia da informação cresça a uma taxa de 3,7% em 2020.
Experiência, inclusão e diversidade
No entanto, encontrar o primeiro emprego em TI pode estar ficando mais difícil: a pesquisa também constatou que, em muitos casos, as empresas esperam encontrar candidatos com algum grau de experiência profissional e que há menos disposição para assumir um generalista iniciante.
O grupo da indústria disse que o outro tópico da força de trabalho que será um grande problema no próximo ano é diversidade e inclusão.
A CompTIA observou que a força de trabalho em tecnologia, em particular, esteve sob o microscópio por sua falta de diversidade. É provável que a diversidade de pessoal técnico melhore devido à pressão contínua, disse a associação. Porém, “ambientes totalmente diversos e inclusivos ainda estão ainda mais no futuro”.
Uma ampla gama de pesquisas e exemplos prova que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar a equidade. Estamos falando de dados sobre diferenças salariais até a composição de equipes executivas e relatórios contínuos de comportamento abusivo, disse a CompTIA.
Embora 30% das empresas achem que houve uma melhora significativa na diversidade da força de trabalho de tecnologia nos últimos dois anos, pesquisas anteriores da CompTIA mostram que “o sentimento tende a se inclinar mais do que a realidade sobre esse assunto”.
A tendência pode estar caminhando na direção certa, mas o abismo foi tão amplo que levará um tempo significativo e mudanças intencionais para fechar, disse a CompTIA.
Ela observa que há uma longa lista de ações em potencial que podem melhorar a situação. Acordos de trabalho flexíveis, incluindo o ambiente físico, podem criar mais oportunidades e uma atmosfera mais acolhedora. Especialmente se houver uma análise cuidadosa de como os acordos existentes, sem querer, criam barreiras.
Fonte: ZDNet