Qualcomm quer fazer parceria com a Nintendo e a Sony para trazer ao mercado um dispositivo portátil Snapdragon

qualcomm-quer-fazer-parceria-com-a-nintendo-e-a-sony-para-trazer-ao-mercado-um-dispositivo-portatil-snapdragon
Imagem: Gizchina

A Qualcomm pretende fazer parte do mercado de dispositivos portáteis para jogos. Pelo menos, é o que sugere o relatório recente da Revegnus. A Revegnus, conhecida por obter informações de fontes confiáveis, afirma que a Qualcomm está em negociações com vários gigantes da indústria, Nintendo e Sony, para trazer um portátil da marca Snapdragon em breve!

Qualcomm planeja lançar console de jogos com tecnologia Android

As discussões da Qualcomm com os gigantes do setor parecem estar em um estágio muito inicial. Alex Katouzian, vice-presidente sênior da empresa, está atualmente em negociações com a Sony e a Nintendo, de acordo com o Gizchina. A gigante de chips quer desenvolver um hardware que seja semelhante ao da concorrência atual.

Vale a pena notar que todos os principais portáteis de jogos utilizam SoC de nível de desktop. Por exemplo, o Steam Deck vem com um processador AMD Zen 2 personalizado, enquanto o recém-lançado Asus Rog Ally vem com uma CPU da série AMD Z1. Agora, como a Qualcomm quer criar algo “semelhante à concorrência”, pode estar planejando trabalhar com o Snapdragon 8cx Gen 4.

Imagem: Gizchina

A Qualcomm pode estar solicitando assistência da Nintendo em relação ao design e à funcionalidade do portátil Snapdragon para jogos. Quanto à Sony, a gigante do SoC pode estar ansiosa para lançar alguns jogos exclusivos para o aparelho, aponta o Gizchina.

Desafio para o console portátil Snapdragon

Tanto a Sony quanto a Nintendo adquirem seus chipsets de diferentes fornecedores. Mas, felizmente, a Qualcomm tem muita experiência na fabricação de SoCs de primeira classe. Veja o Snapdragon 8 Gen 2, por exemplo. Ele vem com Adreno 740, que é a melhor GPU para smartphones Android do mercado. A GPU até troca golpes com o Apple A16 Bionic.

No entanto, um portátil para jogos requer muitos ajustes para dissipação de calor adequada. Isso indica automaticamente que a Qualcomm pode não avançar com um SoC de smartphone existente. E embora seja possível cuidar do calor com um chassi maior, o portátil para jogos Snapdragon não será relevante se não puder competir com a concorrência atual.

Então, em vez disso, a Qualcomm pode desenvolver um chipset dedicado para seu portátil para jogos. E com a recente aquisição da Nuvia, o SoC já está trabalhando com núcleos Oryon customizados. Espera-se que esses núcleos Oryon personalizados façam sua estreia com o Snapdragon 8 Gen 4 no próximo ano. Mas ainda assim, o 8 Gen 4 será apenas um chipset de smartphone de última geração.

Imagem: Gizchina

A Qualcomm fez algumas melhorias significativas no Snapdragon 8cx Gen 4. Esse chipset possui uma configuração de 12 núcleos e pode oferecer desempenho de notebook de alto nível. E se a Qualcomm não acabar usando o 8cx Gen 4, pode haver algo semelhante em seu próximo portátil para jogos. Com este novo chipset, a Qualcomm pode enfrentar a maioria dos desafios. Esperamos que esse console chegue ao mercado em breve e, que seja competitivo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile