A compra do Twitter por Elon Musk custou até agora US$ 44 bilhões, mas a administração caótica da rede social deve provocar grandes prejuízos à empresa, com debandada de usuários e anunciantes. Além das demissões em massa de trabalhadores, ele tornou o status de verificação confuso e sem sentido. E assim, muitos usuários do Twitter estão abandonando a plataforma e mudando para alternativas. Dentro deste contexto, a Raspberry Pi cria o próprio servidor Mastodon rodando em um Raspberry Pi 4.
O pessoal do Raspberry Pi não está abandonando o Twitter (ainda), mas está muito alarmado com o comportamento errático de Musk. Como resultado, eles criaram uma conta na rede social Mastodon caso decidam abandonar o navio. Na verdade, eles levaram as coisas um passo adiante e começaram a executar seu próprio servidor Mastodon (também conhecido como “instância”) em raspberrypi.social.
Raspberry Pi cria o próprio servidor Mastodon rodando em um Raspberry Pi 4
Falando sobre suas preocupações com o manuseio do Twitter por Elon Musk, Alasdair Allan, chefe de documentação da Raspberry Pi, compartilha a seguinte declaração.
Na semana passada, Elon Musk entrou na sede do Twitter carregando uma pia de cozinha e, em poucas horas, demitiu metade da equipe do Twitter. As ações judiciais, então recontratações, começaram quase imediatamente depois. Com a equipe de moderação de conteúdo reduzida ao osso, pelo menos de forma anedótica, as pessoas também começaram a ver um aumento no abuso, spam e outras coisas. As mudanças na forma como a verificação vai funcionar são preocupantes e confusas. Existem até discussões em andamento sobre colocar todo o site atrás de um paywall.
É muita mudança em pouco tempo. Então, se você não sente mais que o Twitter é um lugar para se estar, como algumas celebridades e acadêmicos já o fizeram, agora você também pode nos seguir no Mastodon.
Como você pode imaginar, esta instância do Mastodon está sendo executada em um Raspberry Pi 4. Mas não, eles não estão executando o servidor em um de seus próprios dispositivos no escritório. Em vez disso, está sendo hospedado no que eles chamam de “Pi in the sky”. Em outras palavras, o servidor está na nuvem, mas não se engane, ele está sendo executado em um hardware Pi 4 real – apenas hospedado por uma empresa chamada Mythic Beasts.
Se você quiser saber mais sobre a decisão do Raspberry Pi, incluindo preocupações com Musk e detalhes sobre a execução da instância Mastodon, você pode ler a postagem completa do blog aqui. Você pode conferir a conta oficial do Raspberry Pi Mastodon aqui.