Juntamente com o lançamento do computador Raspberry Pi 4 de 8 GB de RAM, a Raspberry Pi Foundation também anunciou hoje que o seu sistema operacional Raspbian Linux baseado no Debian será renomeado para Raspberry Pi OS e, além disso, ganha uma versão de 64 bits.
Desenvolvido internamente pela Raspberry Pi Foundation como o sistema operacional principal dos populares computadores single board Raspberry Pi, o Raspbian é baseado no conhecido sistema operacional Debian GNU/Linux. Para quem não sabe, ele usa um ambiente de desktop LXDE modificado chamado PIXEL ou simplesmente Desktop do Raspberry Pi.
Raspbian é renomeado para Raspberry Pi OS e ganha versão de 64 bits
Em uma tentativa de tornar o Raspbian mais popular e aumentar sua adoção entre a crescente comunidade Raspberry Pi, a Raspberry Pi Foundation decidiu mudar o nome de sua distribuição GNU/Linux após mais de cinco anos para o Raspberry Pi OS.
À medida que nossa comunidade cresce, queremos garantir que seja o mais fácil possível para os novos usuários encontrarem o sistema operacional recomendado para o Raspberry Pi. Acreditamos que o novo nome ajudará mais pessoas a se sentirem confiantes no uso de nossos computadores e software, disse Eben Upton, fundador da Raspberry Pi Foundation.
Imagem de 64 bits disponível
Até agora, o Raspberry Pi OS (anteriormente Raspbian) estava disponível apenas como uma imagem de 32 bits para todos os modelos suportados do Raspberry Pi, mas uma variante de 64 bits (ARM64) está pronta para teste em massa, construída com base no ARM64 do Debian GNU / Linux porta.
Por que uma opção de 64 bits? A Raspberry Pi Foundation afirma que é para usuários avançados que desejam mapear toda a RAM de 8 GB do modelo mais recente do Raspberry Pi 4 no espaço de endereço de um único processo.
No entanto, o próximo Raspberry Pi OS de 64 bits só pode ser instalado nos modelos Raspberry Pi 3 e Raspberry Pi 4. Se você quiser levá-lo para um test drive, você pode baixar uma imagem beta a partir de agora aqui.
A Raspberry Pi Foundation disse que, além da área de usuários de 64 bits, nada muda em termos de aplicativos incluídos e ambiente de desktop. Você pode baixar a versão mais recente do Raspberry Pi OS aqui.