ReactOS, o Windows de código aberto, terá suporte SMP/Multi-Core

ReactOS consegue rodar alguns jogos de Battlefield
ReactOS consegue rodar alguns jogos de Battlefield

O ReactOS é um projeto de código aberto que busca compatibilidade binária com aplicativos e drivers do Windows. O sistema ainda está trabalhando em 2022 no suporte ao multiprocessamento simétrico (SMP). O suporte adequado a SMP/multi-core é obviamente crítico para o hardware de hoje ou mesmo para qualquer coisa nas últimas duas décadas. Também tem sido um ponto problemático para o ReactOS, mas felizmente a situação está melhorando. Então, o ReactOS, o Windows de código aberto, terá suporte SMP/Multi-Core.

O código experimental permite que o ReactOS inicialize na área de trabalho no modo SMP.

Com o código experimental, o ReactOS pela primeira vez foi capaz de rodar no modo SMP e acessar sua área de trabalho – embora em modo de segurança.

ReactOS, o Windows de código aberto, terá suporte SMP/Multi-Core

Embora seja uma conquista em seu caminho para o suporte adequado ao SMP, este código ReactOS mais recente ainda não está mesclado ou pronto para ser – é necessário mais trabalho antes de obter esse código principal. De qualquer forma, um marco importante para o ReactOS e esse esforço do sistema operacional “Windows de código aberto” avança.

A versão mais recente do sistema operacional é de dezembro do ano passado. A equipe ReactOS anunciou naquela oportunidade o lançamento da versão 0.4.14. Como em todas as outras versões, havia melhorias e atualizações para mantê-lo informado sobre o que está sendo feito no ReactOS. Nesta versão, as melhorias variam de correções do FreeLoader, recursos do Shell, correções do kernel, apresentação do NetKVM VirtIO, trabalho adicional na porta do Xbox e suporte para NEC PC-9800.

Recurso “Send To” e melhorias no Shell

Um dos principais destaques desta versão é a quantidade de melhorias feitas no componente Shell, que constitui uma parte vital da experiência do usuário ReactOS. Katayama Hirofumi MZ é o pioneiro na implementação “Send To”, um recurso do Shell que pode ser usado para enviar arquivos ou diretórios para um determinado local predefinido.

Além disso, “Open File Location” e “Open Command prompt here” também foram implementados graças a ele. Além dos recursos acima mencionados, não vamos esquecer as correções de bugs que afetaram a operacionalidade do Shell. Katayama Hirofumi MZ corrigiu a seleção de rolagem e Mark Jansen melhorou algumas interfaces COM (Component Object Model), para que certas regressões de arrastar e soltar pudessem ser corrigidas. As implementações de “Send To” e “Open File Location” são mostradas nas imagens abaixo:

Suporte a inicialização NEC PC-9800

NEC PC-9800 (ou PC-98 em resumo) é uma série de computadores japoneses de 16 e 32 bits desenvolvidos e fabricados pela NEC. Como esse tipo de hardware é baseado em processadores x86, é um destino de portabilidade relativamente fácil. No entanto, cada porta para outra arquitetura abre possibilidades para encontrar e corrigir bugs nos módulos principais do ReactOS.

Dmitry Borisov, um novo contribuidor do ReactOS, ajudou a colocar a porta PC-98 em forma. Embora ainda haja trabalho a ser feito no desenvolvimento do suporte à inicialização do PC-98, Dmitry Borisov fez grandes avanços para inicializar o ReactOS nessa plataforma. A captura de tela a seguir demonstra a inicialização do ReactOS no emulador Neko Project 21/W.