Categorias
Tecnologia

Red Hat, CentOS, Debian e Ubuntu não estão inicializando devido a patches do BootHole

Um efeito colateral indesejado e prejudicial está afetando usuários de dois sistemas operacionais. Tanto o Red Hat quanto o CentOS não estão inicializando devido a patches do BootHole. Infelizmente, o patch da Red Hat para o GRUB2 e o kernel, uma vez aplicado, está deixando os sistemas corrigidos não inicializáveis. Está confirmado que o problema afeta o RHEL 7.8 e o RHEL 8.2 e também pode afetar o RHEL 8.1 e 7.9. A distribuição derivada de RHEL CentOS também é afetada.

O bug foi relatado agora pela manhã e apareceu no rastreador de bugzilla da Red Hat. A descoberta foi feita por um usuário em relação à atualização de segurança RHSA_2020: 3216 grub2. Também é afetada a atualização de segurança do kernel RHSA-2020: 3218. Ambas tornaram um sistema RHEL 8.2 não inicializável. O bug foi relatado como reproduzível em qualquer instalação mínima limpa do Red Hat Enterprise Linux 8.2.

Red Hat, CentOS Debian e Ubuntu não estão inicializando devido a patches do BootHole

Red Hat, CentOS Debian e Ubuntu não estão inicializando devido a patches do BootHole

Assim, a Red Hat atualmente está aconselhando os usuários a não aplicar os patches de segurança GRUB2 (RHSA-2020: 3216 ou RHSA-2020: 3217) até que esses problemas tenham sido resolvidos. Então, se você administra um sistema RHEL ou CentOS e acredita que pode ter instalado esses patches, não reinicie o sistema.

A recomendação é que você faça imediatamente o downgrade dos pacotes afetados usando o comando:

sudo yum downgrade shim* grub2* mokutil

Feito isso, configure o yumpara não atualizar esses pacotes adicionando temporariamente 

exclude=grub2* shim* mokutil/etc/yum.conf.

Se você já aplicou os patches e tentou (e falhou) reiniciar, inicialize a partir de um DVD RHEL ou CentOS no modo Solução de problemasconfigure a rede e execute as mesmas etapas descritas acima para restaurar a funcionalidade do seu sistema.

Outras distribuições

Red Hat, CentOS Debian e Ubuntu não estão inicializando devido a patches do BootHole

Embora o bug tenha sido relatado pela primeira vez no Red Hat Enterprise Linux, relatórios de erros aparentemente relacionados também estão surgindo de outras distribuições de famílias diferentes. Os usuários do Ubuntu e Debian estão relatando sistemas que não podem ser inicializados após a instalação das atualizações do GRUB2. Além disso, a Canonical emitiu um comunicado, incluindo instruções para recuperação nos sistemas afetados.

Embora o impacto do bug do GRUB2 seja semelhante, o escopo pode ser diferente de distribuição para distribuição; até agora, parece que o bug no Debian/Ubuntu GRUB2 está afetando apenas sistemas que inicializam no modo BIOS (não UEFI). Uma correção já foi confirmada no repositório proposed do Ubuntu, testada e lançada em seu repositório updates. Os pacotes atualizados e lançados devem resolver o problema para usuários do Ubuntu. São eles grub2 (2.02~beta2-36ubuntu3.27) xenialgrub2 (2.04-1ubuntu26.2) focal.

Para usuários do Debian, a correção está disponível no pacote recém-confirmado grub2 (2.02+dfsg1-20+deb10u2).

No momento, não há nenhuma informação sobre falhas ou impacto dos patches do GRUB2 BootHole em outras distribuições, como Arch, Gentoo ou Clear Linux.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile