O navegador Brave, um rival de peso para o Google Chrome, divulgou um balanço em que cresce no número de usuários. O foco do Brave é a privacidade, embora seja baseado no Chromium. Segundo a equipe, são 50 milhões de usuários ativos por mês. Se levarmos em comparação o final do ano de 2020, esse número mais que dobrou, pois naquela época havia 24 milhões de usuários.
A título de comparação, o Google Chrome tem bilhões de usuários no planeta. Eles estão espalhados pelo Linux, Windows, Android, por exemplo. No entanto, o Brave vem crescendo ano a ano desde o lançamento. Em 2017 eram 1,2 milhão de usuários. Isso foi logo depois do lançamento em 2016. Já a versão 1.0 do navegador saiu em novembro de 2019.
O apelo do Brave é bem forte, garantindo que não vende anúncios aos usuários. Em vez disso, oferece criptomoedas por um pouquinho de atenção do público. Explicando melhor, o Brave dá aos usuários a possibilidade de ver anúncios. Porém, esse tempo de publicidade se reverte em criptomoeda a quem se dispõe a assistir. É o chamado Basic Attention Token (BAT). A empresa acredita que os consumidores preverem se ver livres de anúncios que financiam ou são financiados por gigantes como Amazon, Apple, Google, Facebook e Microsoft.
Portanto, garantir a privacidade se tornou um diferencial importante. Não apenas para o Brave para qualquer um que queira crescer e se manter no competitivo mercado de navegadores web. Importante lembrar que além do Chrome, temos Vivaldi, Edge da Microsoft, Opera e outros como o DuckDuckGo que devem chegar em breve. Assim, o Brave tem agora um mecanismo de buscas com foco na privacidade.
Rival do Google Chrome, navegador Brave tem cada vez mais usuários
Segundo o relato do Brave, foram cerca de 2,3 bilhões de consultas em seu mecanismo de busca entre junho e dezembro de 2021. A empresa não divulga detalhes de lucro. Porém, afirma que suas receitas de BAT cresceram quatro vezes nos últimos 12 meses. Seriam cerca de 8 milhões de usuários recebendo BAT via Brave Rewards. Do mesmo modo, destaca um grande sucesso comercial, com clientes de marcas importantes. É o caso da Ford, PayPal, Toyota, Mastercard, Intel, Crocs, BMW, Keurig, American Express, Budweiser, Walmart, Amazon e The Home Depot. Completariam a lista alguns clientes de criptografia como Binance, Coinbase, Crypto.com, eToro, Gemini e Solana.
Passar de 50 milhões de usuários é um marco tremendo para nossa empresa. É também uma confirmação poderosa do movimento global em andamento liderado por usuários que buscam alternativas para a economia de vigilância, disse Brendan Eich, chef e cofundador da Brave.
Passamos um ano de sucesso expandindo nossa gama de produtos e nosso ecossistema, envolvendo-nos com parceiros que compartilham nossa visão de uma Web livre dos grilhões da Big Tech. Vimos uma resposta incrível entre nossos usuários, criadores e comunidade. Nosso objetivo é duplique esse crescimento novamente em 2022 e se envolva com ainda mais usuários que buscam uma maneira consciente de navegar na Web que os recompensa em vez de puni-los com rastreamento e os ajuda a apoiar diretamente os criadores.
Via ZDNet