Originalmente lançado em 2016, usando uma versão mais antiga do Unreal Engine 3 com o OpenGL como renderizador. Com isso em mente, é uma das maiores portas Linux disponíveis para nós. A idade é apenas um número, é um jogo fantástico e há muito espaço para melhorias do Rocket League no Linux.
Para demonstrar isso (e ver até que ponto o D9VK chegou), dei uma olhada de três formas diferentes:
- Em primeiro lugar, há a versão nativa do Linux, é claro.
- A próxima é a versão nativa do Linux novamente, mas desta vez usando as otimizações do OpenGL (mais informações aqui ) da NVIDIA, sendo que a NVIDIA raramente liga por padrão (há cerca de 7 títulos em sua lista branca) e Rocket League não diz ao motorista para ligar.
- Finalmente, há o Steam Play usando o D9VK experimental (adicionado no Steam Play Proton 4.11) que traduz a versão do Windows para o Vulkan para executá-lo no Linux.
Nota: O teste foi com o Manjaro Linux atualizado, usando um NVIDIA 980TI, driver 430.26 e com um Intel i7-5960X.
Desempenho
Os resultados são bastante surpreendentes, usando o mesmo replay de uma partida lotada de 3×3, em provavelmente, o mapa mais exigente do jogo em 1080p com todas as configurações maximizadas:
Aqui está outro vídeo durante uma partida 2v2 em um mapa diferente, usando exatamente o mesmo método de teste:
Podemos ver, sem as otimizações encadeadas da NVIDIA, a versão para Linux chega facilmente a última em ambos os vídeos.
Com ele, o desempenho é muito mais suave, mas o Steam Play com D9VK fica no topo em ambos.
Há alguns momentos em que o Linux nativo construir com OpenGL encadeado bate Steam Play com D9VK mas não muitos.
É impressionante, já que o D9VK é classificado como “experimental” e provavelmente, ainda há muito mais otimizações para serem implementadas.
Considerações finais
Bem, o Rocket League no Linux pode ser apreciado com bastante facilidade e o Psyonix (desenvolvedor) deve habilitar as otimizações de OpenGL da NVIDIA no Linux.
Se você tiver alguns problemas de desempenho, o Steam Play provavelmente tornará a experiência ainda mais suave novamente. A maior diferença é o hitching, com o Steam Play o jogo continua muito mais fluido no geral.
Isso não significa que o Steam Play é melhor do que os jogos nativos, tudo depende de como o jogo foi portado para o Linux.
Para ser claro, com o Steam Play tem seus próprios problemas que eu não vi na versão nativa do Linux.
Também estamos comparando o OpenGL ao Vulkan, o que por si só pode fazer uma grande diferença dependendo da implementação.
Tudo depende do tempo gasto na versão Linux, com o Steam Play, claramente, o Linux é uma plataforma de jogos que pode ter um bom desempenho.
Com tempo e uma fatia de mercado maiores, os desenvolvedores portariam mais jogos para Linux.
Via: GamingOnLinux