Um sonho para muitos usuários Linux logo poderá se tornar realidade. Em breve, será mais fácil construir pacotes Debian a partir de um sistema Fedora. Seria a junção/compatibilidade de dois sistemas considerados os mais estáveis? A ver. Porém a promessa é de que em breve será mais fácil criar pacotes Debian no Fedora.
De onde surgiu a ideia?
Enquanto o Fedora está profundamente enraizado em torno dos RPMs, os componentes necessários para construir pacotes binários Debian podem em breve acabar no repositório do Fedora. E o melhor: isso não deve demorar muito. Esses pacotes estão atualmente passando pelo processo de revisão.
O desenvolvedor Dridi Boukelmoune estava farto da situação atual e começou a melhorar as opções de empacotamento do Debian para o Fedora. O objetivo é facilitar a rotação dos pacotes Debian sem recorrer a VMs ou outros caminhos. Isso pode ser útil em casos de software comercial/interno. Além disso pode ser usado para outras práticas nas quais você pode precisar criar RPMs e Debs e desejar fazer isso a partir de um único local.
Como já dissemos, o processo deve demorar um pouco pois os pacotes necessários estão sendo revisados ??no momento.
RPM versus DEB?
Dridi começou um thread de lista de discussão RPM em favor do DPKG.
É claro, isso supera um pouco o relançamento do debate RPM versus DEB. Mesmo com a nova funcionalidade, é pouco provável que o Fedora/Red Hat, abra mão dos pacotes RPMs em breve. No entanto, isto estaria mesmo a caminho? Portanto, continuem acompanhando o desenrolar desta história.
Converter um em outro
Existe um programa chamado Alien que faz a conversão. No entanto, alguns usuários têm combatido a falta de determinados pacotes de algumas maneiras. Através do serviço de compilação do OpenSUSE ou usando repositórios como o RPMFusion. Na maior parte, isso ajuda a fechar a lacuna. No entanto, às vezes isso simplesmente não resolve. Portanto, acontece de você ainda precisar de um pacote e não pode encontrá-lo em lugar nenhum.
Claro, você sempre pode encontrar a fonte do programa que deseja instalar e compilá-lo por conta própria. Porém, isso nem sempre é possível, especialmente para programas proprietários. Na maioria das vezes, esses tipos de programas são liberados apenas com pacotes binários, portanto, compilá-los está fora de questão.
Como resolvemos esse problema? Simples. Basta converter os arquivos do pacote para o formato que você precisa usando o Alien. Ele permite que você pegue um pacote de um formato e converta para outro formato. Na maioria das vezes, isso funciona. A maioria dos pacotes é convertida e pode ser instalada sem problemas. Outras vezes, dão erros. Tente isso por sua conta e risco.
Como converter arquivos DEB para RPM
Antes de começarmos, você precisará do Alien. Verifique o repositório da sua distribuição. Pode estar lá. Se não, pegue aqui. Você precisará procurar o pacote específico para o seu sistema operacional.
Depois de baixá-lo, instale-o e abra uma janela de terminal.
Encontre o pacote Deb que você deseja converter e baixe para o seu PC. Depois de baixá-lo, volte ao terminal que você abriu anteriormente. Então, basta digitar o comando abaixo.
sudo alien -r -c -v /path/to/deb/package/file/package.deb
Depois de executar o comando, se for bem-sucedido, seu novo arquivo RPM será criado e, depois disso, você poderá levá-lo e instalá-lo em seu sistema. Ele estará localizado exatamente no mesmo lugar que o arquivo DEB. O arquivo RPM também terá o mesmo nome.
Instalação do Alien via Terminal
No Fedora
yum update && yum install alien
No Debian e derivados
aptitude install alien
Também é possível o caminho contrário, ou seja, converter RPM em .deb.
Package Converter no Ubuntu
Este programa possui uma interface mais amigável. Então, para instalar o Package Converter no Ubuntu, faça o seguinte:
Abra um terminal pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits. Para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Se seu sistema é de 64 bits, é preciso ativar o suporte a 32-bits no Ubuntu de 64-bits;
Depois, adicione o repositório do programa com este comando;
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/ppa
Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install package-converter
Como instalar o Package Converter manualmente ou em outras distros
Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB ou RPM do programa nesse link, ou as versões para Ubuntu, nesse link, e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Abra um terminal;
Use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome package-converter.deb:
wget http://foxoman.googlecode.com/files/package-converter_3.0.0.2-2_all.deb -O package-converter.deb
Agora instale o programa com o comando:
sudo dpkg -i package-converter.deb
Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:
sudo apt-get install -f
Portanto, quando quiser iniciar o programa, digite package
no terminal, seguido da tecla TAB.
Como converter arquivos de pacotes com o Package Converter
Fazer conversão entre formatos de pacote usando o Package Converter é muito mais fácil do que usar Alien:
- Adicione o arquivo de origem clicando no sinal (+) e selecione o local de saída (onde será saldo o arquivo convertido), clicando no sinal (-).
- Em seguida, selecione o formato de saída a ser convertido na caixa drop-down do campo 8220;Packaje Type8221;. Por fim, clique no botão verde da engrenagem para iniciar a conversão.
Desinstalando o Package Converter no Ubuntu e derivados
Em primeiro lugar, faça o seguinte:
Abra um terminal;
Então, desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo add-apt-repository ppa:upubuntu-com/ppa --remove
sudo apt-get remove package-converter
sudo apt-get autoremove