Saiba o que fazer se seus dados foram vazados da EasyJet!

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Os dados roubados da EasyJet somam 9 milhões de perfis de clientes. No entanto, eles são extremamente sensíveis por conterem endereço de e-mails, cartões de crédito de pelo menos 2.208 clientes. Com isso, a Check Point uma das empresas mais renomadas no quesito segurança, comentou o assunto com o SempreUpdate, em busca de orientações. Com isso, os usuários que tiveram seus dados vazados podem adotar algumas medidas. Confira inicialmente o comentário feito pelo Country Maganer da Check Poin Brasil, Claudio Bannwart, sobre o que fazer se seus dados foram vazados da EasyJet.

Country Manager da Check Point no Brasil, Claudio Bannwart

“Há informação pessoal suficiente nos registos roubados para tornar essas pessoas alvos de roubo de identidade e fraude. É muito provável que os hackers comercializarão esses dados roubados bem como tentarão enganar os clientes para revelarem mais dados pessoais através de e-mails de phishing”, alerta Bannwart.

“Isto é um simples jogo de números para os hackers, pois podem enviar milhares de e-mails com a expectativa de enganar uma grande quantidade de usuários. Os clientes afetados deverão suspeitar de qualquer e-mail ou, até mesmo, de chamadas telefônicas que possam estar relacionadas com esta quebra de segurança, não interessa o quão plausíveis pareçam, e não devem compartilhar qualquer informação pessoal. Devem estar atentos também com relação às transações de cartão de crédito suspeitas. Temos acompanhado um aumento considerável de tentativas de phishing e ciberataques nas últimas semanas, muitos deles relacionados à pandemia COVID-19. Eu não ficaria surpreso ao ver mais ataques lançados usando esses dados roubados da EasyJet”, conclui Claudio Bannwart.

E se os seus dados foram vazados na EasyJet, o que fazer?

O SempreUpdate, visando orientar e esclarecer as possíveis vítimas do roubo de dados da EasyJet, entrou em contato com a Check Point e algumas perguntas foram feitas. Assim, as respostas foram dadas pelo próprio Claudio Bannwart. Entendamos primeiro os riscos e quais medidas adotar.

1 – Quais os riscos que os clientes correm com o vazamento?

Resp.: Os cibercriminosos podem usar o e-mail como uma maneira de entrar em contato com os clientes, se passando pela EasyJet, enviando campanhas de phishing com arquivos anexados ou links para serem clicados, a fim de enganar e impelir o usuário a clicar ou abrir o anexo para capturar mais dados, ou, ainda, ameaçar com ransomware.

2 – Qual a sensibilidade dos dados roubados?

Resp.: São os dados pessoais e bancários dos clientes da companhia. De posse dessas informações, os atacantes podem realizar fraudes bancárias, roubos financeiros e lucrar com a venda ilegal desses dados na Dark Web.

3 – Recomendações para os clientes que tiveram seus dados vazados:

Resp.: A Check Point divulgou em pesquisa recente que a maioria das ciberameaças tem uma origem comum: o phishing. Por esse motivo, é preciso se lembrar das regras de ouro para garantir a segurança no mundo digital:

  1. Revisar minuciosamente os domínios semelhantes, os erros ortográficos em e-mails ou sites, bem como remetentes desconhecidos.
  2. Ter cuidado com os arquivos recebidos por e-mail de remetentes desconhecidos, especialmente se eles solicitarem uma determinada ação que você normalmente não faria. No caso da EasyJet, sabendo que houve roubo de dados de 9 milhões de clientes, dobrar a atenção para qualquer mensagem que eles receberem a partir de agora em nome da companhia.                                
  3. Certificar-se de fazer compras em sites confiáveis e autênticos, não clicando nos links promocionais dos e-mails. Pesquisar no Google o site do comércio eletrônico ou loja on-line desejados e clicar no link que aparecer na página de resultados.
  4. Desconfiar de ofertas “especiais”. As mensagens que oferecem uma promoção com desconto de 80%, por exemplo, para o lançamento de modelo de iPhone, deve ser checada porque é muito incomum e difícil um produto como este, recém-lançado, ter um desconto nesse porcentual.          
  5. Atualizar, mas não reutilizar, as mesmas senhas entre aplicativos e contas diferentes.       

4 – O que monitorar a partir de agora?

Resp.: Os clientes deverão receber algum comunicado da companhia que, aliás, passará pelas sanções da GDPR (General Data Protection Regulation – Lei Geral de Proteção de Dados da União Europeia), sobre providências tomadas. Esses clientes devem conferir a segurança do website antes de efetuar futuras aquisições, desde a grafia da URL até o ícone de selo de segurança para transações de pagamento.

5 – E quais as medidas que a empresa EasyJet está adotando?

Resp.: Não fomos informados pela EasyJet sobre as medidas que está adotando.

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