A Samsung parece não acreditar que um ecossistema fechado seja o melhor para os seus usuários. De acordo com o Dr. Seungwon Shin, vice-presidente e chefe de segurança da Samsung Electronics, disse: “Nós defendemos a abertura, em vez de manter as pessoas trancadas em um ecossistema fechado. A abertura não nos expõe a um risco maior. Isso nos fortalece e oferece a melhor e mais segura experiência possível.”
Assumindo uma posição direta em equilibrar a abertura e a segurança de sua plataforma, a Samsung disse que não acredita em manter os usuários presos em um ecossistema fechado apenas de dispositivos Samsung para fornecer segurança para seus dados.
A Samsung, que é um dos parceiros mais importantes para gigantes como Google, Facebook e Microsoft para dispositivos de consumo, falou sobre uma melhor integração com outras empresas, incluindo startups, para melhorar a experiência geral dos usuários finais. Isso é bem diferente de seu arquirrival, a Apple, que sempre criou um ecossistema murado com diferentes diferenças de hardware e software, alegando que ajuda a aumentar a segurança dos usuários.
Declaração do vice-presidente da Samsung sobre o ecossistema da empresa
“Acreditamos que todos – não importa de onde venham ou quanto pagaram por seu dispositivo – merecem se sentir seguros”, disse o Dr. Seungwon Shin, vice-presidente e chefe de segurança da Samsung Electronics.
“Tratamos os segredos dos usuários como segredos de Estado”, afirmou o Dr. Shin. Destacando a importância do Samsung Knox, a plataforma de segurança da Samsung, ele disse: “ O Knox começou como uma solução de segurança corporativa e rapidamente evoluiu para uma plataforma holística de segurança de nível de defesa que fornece proteção verdadeira de ponta a ponta em todo o ciclo de vida de nossos produtos, para consumidores e empresas.”
“Sabemos muito bem que a única forma de abertura ao trabalho é ganhar a confiança das pessoas. Para mantê-los seguros a cada passo do caminho, protegendo o que é mais importante para eles e dando a eles controle total sobre sua privacidade”, acrescentou.
A Samsung afirma que executa verificações de integridade dos principais componentes e funções de segurança para impedir que software não autorizado seja carregado no dispositivo”.
A Samsung introduziu recentemente até quatro gerações de atualizações One UI e Android OS em alguns smartphones Galaxy para expandir a vida útil desses dispositivos. “No final das contas, acreditamos que todos – não importa de onde venham ou quanto pagaram por seu dispositivo – merecem se sentir seguros”, mencionou.
Talvez outras empresas possam tentar pensar próximo a isso, no futuro. Talvez a Apple não queira abrir mão da “segurança” em seu ecossistema fechado.