Há alguns dias, uma startup israelense chamada Wi-Charge revelou seus planos de introduzir um carregador verdadeiramente sem fio, que não exigiria que o dispositivo ficasse em uma base Qi, por exemplo. Esse carregador seria uma parceria com a Belkin, que pode não acreditar que o dispositivo chegue ao mercado tão cedo
O CEO da Wi-Charge, Ori Mor, mencionou que este produto pode ser lançado ainda este ano graças a uma parceria com a Belkin, mas agora a fabricante de acessórios diz que é “muito cedo” para falar sobre isso.
Um carregador verdadeiramente sem fio pode demorar a chegar ao mercado
O porta-voz da Belkin, Jen Wei, confirmou em um comunicado que a empresa vem trabalhando em estreita colaboração com a Wi-Charge em conceitos de produtos. No entanto, o lançamento de um carregador verdadeiramente sem fio ainda pode levar anos, ao contrário do que disse o CEO da Wi-Charge.
Segundo a Belkin, as duas empresas estão empenhadas em estudar e desenvolver novas tecnologias para tornar realidade o carregamento verdadeiramente sem fio, mas um produto com essa tecnologia só será lançado no mercado após vários testes para confirmar sua “viabilidade técnica”.
Belkin parece estar com o pé no chão nessa empreitada
De acordo com a empresa, o acordo com a Wi-Charge gira em torno apenas nos compromete com P&D em alguns conceitos de produtos, então, segundo ela, “é muito cedo para comentar sobre o momento de produtos de consumo viáveis”, disse Wei em um comunicado enviado por e-mail à Ars Technica.
“O método da Belkin é investigar minuciosamente a viabilidade da tecnologia e realizar testes profundos de usuário antes de se comprometer com um conceito de produto. Aqui na Belkin, só lançamos produtos quando confirmamos a viabilidade técnica apoiada por profundos insights do consumidor.” Ou seja, parece altamente improvável que a Belkin apresente um carregador verdadeiramente sem fio este ano. Mesmo assim, é ótimo que as empresas estejam experimentando essa tecnologia.
A tecnologia Wi-Charge é baseada em um transmissor conectado a uma tomada de parede que converte eletricidade em raios infravermelhos seguros para transmitir energia sem fio. Dispositivos ao redor deste transmissor podem absorver energia em um raio de 40 pés ou 12 metros. O transmissor pode fornecer até 1W de potência, o que não é suficiente para recarregar um smartphone, mas funciona bem com acessórios como fones de ouvido e controles remotos.
Talvez vejamos os primeiros produtos com essa tecnologia em algum momento de 2023.
Via: 9to5Mac