A Canonical lançou o Snapcraft 3.8, um novo recurso e atualização de manutenção de sua ferramenta interna para empacotar aplicativos Linux no formato binário universal Snap. Porém, a principal novidade ainda está para chegar. É que o Snapcraft Snap Creator do Ubuntu em breve terá um instalador do Windows.
Feito para o Ubuntu, porém também disponível nos repositórios de software de várias outras distribuições populares do GNU/Linux, a ferramenta Snapcraft permite que os desenvolvedores de aplicativos distribuam facilmente seus aplicativos por vários sistemas operacionais, empacotando-os no formato binário universal e em contêiner Snap.
Os motivos que levaram o Snapcraft Snap Creator do Ubuntu em breve ter um instalador do Windows
Atualmente, os Snaps estão sendo empacotados e publicados por algumas das principais empresas de tecnologia, como Microsoft, Google, Mozilla, Spotify e outras. O objetivo, assim, é facilitar a instalação de aplicativos de plataforma cruzada em suas distribuições GNU/Linux. Por isso, a Canonical decidiu criar um instalador do Windows para o Snapcraft.
O suporte para um instalador do Windows foi totalmente desenvolvido e pronto para ser entregue, o que significa que o Snapcraft em breve poderá rodar nativamente a partir do Windows, afirmou Sergio Schvezov, engenheiro de software da Canonical. O instalador do Windows permitirá que os desenvolvedores empacotem seus aplicativos como Snaps no Windows 10.
O que há de novo no Snapcraft 3.8
A versão do Snapcraft 3.8 vem com alguns brindes para quem já está usando a ferramenta. Então, é possível encontrar:
- suporte para o uso da palavra-chave build-bases junto com os tipos de kernel e snapd snap;
- suporte para o ambiente de área de trabalho GNOME 3.28 por meio de uma nova extensão;
- uma nova sintaxe para ignorar pacotes;
- Dicas de construção paralela foram aplicadas nos plugins colcon e catkin;
- e o plugin rust recebeu suporte para a criação adequada e nativa da arquitetura s390x.
O Snapcraft 3.8 também oferece suporte para a construção de contêineres Podman, bem como várias outras correções menores.
O changelog completo está disponível no GitHub. Portanto, desse modo, lá você também pode fazer o download do código-fonte do Snapcraft 3.8. Porém, será preciso compilar se por sua conta. No entanto, caso contrário, recomendamos atualizar suas instalações para o Snapcraft 3.8 através dos repositórios de software estáveis ??da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Fonte: Softpedia