Como uma mudança planejada para o Fedora 41, os engenheiros da Red Hat estão trabalhando no software GNOME upstream. Ele suporta melhor a instalação do driver proprietário da NVIDIA, permitindo que a instalação funcione normalmente com sistemas habilitados para UEFI Secure Boot. Assim, o Software GNOME melhora suporte ao driver Linux proprietário da NVIDIA.
Os drivers NVIDIA foram removidos do centro de aplicativos do GNOME Software, pois ele não funcionava bem com sistemas habilitados para Inicialização Segura. Mas os drivers NVIDIA agora estão prontos para retornar com o GNOME Software sendo capaz de lidar melhor com a situação de Inicialização Segura.
Software GNOME melhora suporte ao driver Linux proprietário da NVIDIA
Milan Crha da Red Hat abriu recentemente este pedido de fusão para o software GNOME upstream para facilitar a instalação da chave akmods no MOK para aplicativos como os drivers NVIDIA, para que funcione em ambientes habilitados para Secure Eobot. Milan explicou lá:
Atualmente, para acionar o código (além de habilitar a compilação dele, que está desabilitada por padrão), o aplicativo precisa de um sinalizador que exija que a chave akmods seja instalada. Somente se a inicialização segura estiver ativada, é testado se a chave está instalada ou não e, se não, isso entra em ação. Atualmente, é fornecido apenas para os drivers NVIDIA, mas mais aplicativos podem ser adicionados se necessário.
A mudança no software GNOME upstream ainda está passando por revisão. A Red Hat está trabalhando nisso como parte desta proposta de mudança do Fedora 41 para que a instalação do driver NVIDIA funcione bem com a Inicialização Segura e a lista de drivers ao usar o RPM Fusion apareça no GNOME Software para uma experiência agradável e amigável para aqueles que desejam usar a pilha de drivers de código fechado da NVIDIA.