Budgie é um desktop moderno e rico em recursos desenvolvido pelo Projeto Solus, que também faz parte da nossa lista de melhores ambientes de desktop Linux. Agora, após mais de um ano em desenvolvimento, o projeto Solus lançou uma nova versão de seu principal ambiente de desktop, o Budgie 10.5.2. A última iteração do desktop Budgie inclui vários novos recursos e correções de bugs.
Solus anuncia novo ambiente de desktop Budgie 10.5.2 Linux: o que há de novo?
Começando com a atualização mais importante, esta é a primeira versão do desktop Budgie que apresenta uma nova implementação de ícone de desktop.
O gerenciador de arquivos Nautilus já removeu o suporte a ícones da área de trabalho há muito tempo. Porém, o Budgie usou sua versão antiga para oferecer suporte à funcionalidade. Por isso, a equipe de desenvolvimento da distribuição Solus criou um projeto novo e separado para facilitar o suporte a ícones da área de trabalho de forma independente.
O projeto denominado Budgie Desktop View agora é o aplicativo / implementação oficial de ícones de desktop do Budgie. Ele fornece várias funcionalidades, como opções para habilitar e acessar pastas “especiais” como Home ou Lixeira e opções para abrir um arquivo usando o aplicativo padrão ou através do Terminal.
Passando para os componentes da área de trabalho, a v10.5.2 agora tem uma versão reescrita (do zero) da bandeja do sistema para resolver vários problemas e oferecer suporte aos ícones usando o protocolo XEmbed.
Além disso, a bandeja do sistema contém uma nova opção de configuração que permite gerenciar a configuração de espaço entre ícones ou miniaplicativos individuais e ícones da bandeja.
Outra opção de configuração que Budgie 10.5.2 adicionou é para escolher a posição do painel Raven. Em vez de limitar-se à posição do painel principal, agora você tem controle total para decidir em qual lado da tela (automático, esquerdo, direito) o Raven deve ficar.
Entre outras mudanças, aqui está o que a versão 10.5.2 do Budgie inclui:
- Miniaplicativo de som redesenhado com um botão dedicado para ativar o mudo
- Suporte para três novos idiomas: Afrikaans, Albanês e Hindi
- Opção para desativar as transições de fundo e a troca de espaço de trabalho
- Suporte para transparência em imagens de fundo
- Um botão dedicado para remover um painel
- Refinamentos de comportamento para o miniaplicativo Icon Tasklist
Finalmente, se você estiver usando o sistema operacional Solus, o Budgie 10.5.2 já foi enviado para o repositório estável. Para instalação em outras distros Linux, os tarballs oficiais estão disponíveis para download aqui.