Há 22 anos, a gigante Sony lançou versão própria do Linux para PlayStation 2. No entanto, o recurso não prosperou. Quais as razões para isso? Vamos acompanhar nesta postagem como isso ocorreu.
Primeiramente, vamos recapitular o que foi o PlayStation 2, um dos consoles mais importantes e lembrados de todos os tempos. Lançado em 2000, Vendeu nada menos que 157 milhões de unidades em todo o mundo.
Assim, o PS2 não revolucionou apenas a indústria de videogames: em grande medida, seu sucesso se deve a uma combinação de uma excelente biblioteca de jogos, a capacidade de reproduzir DVDs, retrocompatibilidade com jogos de PS1 e um preço acessível.
Além de tudo isso, o PlayStation 2 poderia se transformar em um computador rodando Linux. Para isso, houve o lançamento oficial do kit “Linux para PlayStation 2” por apenas 299 dólares. Este kit permitia aos usuários transformar seu console em um PC Linux para fins educacionais e de desenvolvimento de software.
Sony lançou versão própria do Linux para PlayStation 2 há 22 anos
O pacote incluía um disco DVD para a instalação de uma versão personalizada do sistema operacional acompanhado por um manual e vários componentes de hardware fabricados pela Sony:
- Um disco rígido de 40GB: este era um acessório essencial, já que o PS2 não tinha armazenamento interno suficiente para um sistema operacional completo.
- Adaptador de rede: necessário para conectar o disco rígido e permitir o acesso às redes.
- Teclado e mouse USB: periféricos padrão necessários para interação com o sistema operacional.
- Distribuição de DVD do Linux: O software necessário para instalar o Linux no console.
- Cabo VGA especial.
É possível encontrar tutoriais na Internet para usar essa versão do Linux sem depender exatamente dos componentes de hardware que a acompanhavam, hoje praticamente impossível de encontrar.
Apesar de toda dificuldade de instalação e várias limitações, o sistema funcionava. Tinha um ambiente gráfico de desktop, edição de texto e imagem, navegação na Internet… mas alguns desses aplicativos (como o GIMP, a alternativa gratuita ao Adobe Photoshop) funcionaram “aos trancos e barrancos” devido à RAM limitada do PS2.
Por que o Linux não conquistou o mercado PlayStation?
O lançamento de “Linux para PlayStation 2” foi recebido com entusiasmo por muitos membros da comunidade de desenvolvedores e entusiastas de computadores. Ele forneceu uma plataforma acessível para aprender sobre Linux e desenvolvimento de software em um ambiente de baixo custo. No entanto, o kit tinha suas limitações:
- O PS2, embora poderoso para sua época, não era comparável em desempenho aos computadores domésticos.
- Por outro lado, o kit não teve uma adoção massiva entre a grande massa de usuários do PS2, já quea maioria dos donos do console o utilizava exclusivamente para videogames.
- Some-se a isso que, por algum motivo estranho, o sistema uma vez instalado emitia um sinal RGB com sincronização verde (RGsB), padrão com o qual muitos monitores VGA da época não eram compatíveis, o que dificultava ainda mais o uso do kit.