A equipe do Sparky Linux acaba de anunciar uma versão novinha em folha do mês de maio. Ela já está disponível e os usuários podem fazer o download da versão 2020.05. Mais uma vez, o Sparky Linux 2020.05 anunciado é baseado nas versões de teste do Debian “Bullseye” e, além disso, vem com o Kernel 5.6.7.
A nova versão possui, portanto, uma série de mudanças importantes e uma das mais notáveis é justamente a atualização para o kernel Linux 5.6.7. Os repositórios instáveis Sparky vêm com o kernel Linux 5.6.10 e 5.7-rc4.
Além disso, existem melhorias nos sistemas UEFI com o Secure Boot.
Adicionado suporte adicional à instalação do Sparky em máquinas UEFI com Secure Boot: o sistema ativo deve ser iniciado com o Secure Boot desativado como antes; mas após a instalação, o Secure Boot pode ser ativado; ambos os instaladores: Calamares e Sparky’s Advanced fornecem suporte para essa instalação, explica a equipe de desenvolvedores em um changelog.
Do mesmo modo, existem várias outras correções, inclusive para o Xfce, além de novos pacotes para todas as imagens ISO, como pulseaudio-module-bluetooth e fuse3, em vez do fusível.
Atualizações de aplicativos do Sparky Linux 2020.05
As atualizações de aplicativos também foram incluídas, então, o novo instantâneo vem com o LibreOffice 6.4.1.2, Firefox 75, Thunderbird 68.7.0 e Python 3.8 prontos para uso.
Outra mudança importante diz respeito à atualização da lista de pacotes, com a equipe explicando o seguinte:
[Desativamos] a atualização da lista de pacotes durante a instalação do Sparky via Calamares; mesmo que você instale o Sparky com conexão ativa à Internet, o servidor Debian ou Sparky pode ser temporariamente desligado, para que possa interromper a instalação.
Como de costume, você pode atualizar facilmente seu sistema a partir da GUI Sparky Upgrade ou apenas usando o seguinte comando:
Se você usa o apt são apenas dois comandos a seguir:
sudo apt update
sudo apt full-upgrade
sudo apt full-upgrade
Veja o anúncio completo neste link.
Baixar o Sparky Linux 2020.05
O SparkyLinux 2020.05 está disponível para download no site oficial do Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) para as arquiteturas de 64 bits (x86_64/ amd64).
No entanto, lembre-se de que o SparkyLinux 2020 é uma série instável, inadequada para uso em ambientes de produção. Se você quer uma experiência estável, deve ficar com a versão SparkyLinux 5.11 “Nibiru”.