Spotify planeja novos planos e aumento de preços

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O Spotify está preparando uma reformulação em seus planos e preços. Isso incluirá aumentos de preços em alguns mercados importantes e também haverá um novo plano que não inclui audiolivros.

Novos planos e preços do Spotify

Os preços subirão cerca de US$ 1 (cerca de R$ 5,00) por mês para planos individuais e US$ 2 (cerca de R$ 10,00) por mês para planos familiares e planos duplos no Reino Unido, Austrália, Paquistão e dois outros mercados não identificados, diz o relatório. Nos EUA, o seu maior mercado, um aumento de preços ocorrerá “ainda este ano”, segundo “pessoas familiarizadas com o assunto”.

O preço mais alto supostamente ajudará a cobrir o custo dos audiolivros, que o Spotify começou a oferecer recentemente. Os assinantes do Spotify recebem até 15 horas de audição de audiolivros por mês. Mas é claro que a empresa precisa pagar aos editores dos audiolivros por todo o tempo de audição que oferece gratuitamente, embora até agora só tenha ganhado dinheiro com audiolivros de ouvintes que excedem o limite mencionado.

Os planos

Aparentemente, o Spotify também apresentará um novo plano que oferecerá apenas músicas e podcasts, sem audiolivros. O preço será igual ao do plano premium individual atual. Os usuários deste próximo nível terão que pagar pelos audiolivros. Então, basicamente, é assim: primeiro, o Spotify adiciona audiolivros ao plano premium existente, depois aumenta seu preço, mas lança um novo plano idêntico sem audiolivros.

Tudo parece projetado para atrair as pessoas do plano premium para os audiolivros, fazendo com que permaneçam neste plano mesmo quando o preço aumenta, enquanto aqueles que não se importam com os audiolivros precisarão passar por um processo extra de mudar de plano sempre que o um novo é lançado. Mas espere, tem mais. Um plano “supremium” também está chegando, dando acesso a áudio de alta fidelidade, “entre outros recursos” que não são detalhados.

O Spotify tem procurado recentemente diversificar a oferta apenas de música, já que paga às gravadoras e aos artistas cerca de 70% de sua receita. Assim, seu impulso de podcast nasceu há alguns anos e recentemente recebemos audiolivros. Mas isto, ironicamente, alarmou os seus parceiros na indústria musical, que agora temem receber menos dinheiro do Spotify. E a reação deles a esse medo supostamente levou o Spotify a aumentar os preços.

No ano passado, o Spotify aumentou os seus preços pela primeira vez desde a introdução do seu nível premium, e a mudança parece não ter tido qualquer efeito prejudicial, uma vez que a sua base de utilizadores cresceu 113 milhões, o melhor crescimento alguma vez visto.

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