A Valve acaba de lançar uma atualização beta bastante significativa do Steam para jogadores em Windows, macOS e Linux. Porém, se você usa alguma distribuição Linux, não sairá decepcionado. O novo Steam Beta traz nova página de downloads e atualizações de contêineres do Linux.
Esta atualização do Steam beta é um pouco mais robusta do que o normal, com uma nova implementação da página de downloads, várias atualizações específicas do Linux, trabalho contínuo no SteamVR e Steam Input, junto com muito mais recursos.
Steam Beta traz nova página de downloads e atualizações de contêineres do Linux. Entre as mudanças podemos encontrar:
- Uma nova página de downloads dentro do cliente Steam. Esta nova página de downloads é mais minimalista e focada com uma variedade de melhorias de UI/UX em relação ao design antigo;
- Várias atualizações da Biblioteca Steam;
- O Steam Input está vendo um menor uso de CPU, especialmente para jogos Steam Input API. O Steam Input agora também oferece suporte a controladores PowerA Xbox Series X;
- Atualizações de tempo de execução do contêiner Linux para Scout e Soldier.
- A fixação de biblioteca no Linux agora é significativamente mais rápida na inicialização;
- O Steam restaurou a compatibilidade com a distribuição NixOS.- O diretório /usr share/nvidia agora é exposto a contêineres ao usar o driver proprietário da NVIDIA para que perfis específicos de aplicativo ou jogo possam ser aplicados;
- O Steam no Linux agora silencia a maioria dos avisos de pré-carregamento da biblioteca (LD_PRELOAD);
- O SteamVR agora detecta o HTC Vive Pro 2 e tem um prompt de instalação do driver.
Muitas mudanças com esta atualização beta do Steam de agora. Esperançosamente, mais coisas boas nos próximos meses para o Steam Linux construído na preparação para a entrega do Steam Deck por volta de EOY.
Nova página de
downloads A página de downloads no cliente Steam foi substituída por uma nova implementação.
- Um design mínimo e mais focado com CTAs (frases de chamariz) mais fortes
- Keyart/logotipo do jogo apresentado no cabeçalho para qualquer jogo que esteja sendo baixado ativamente
- Paleta de cores mais acessível para deficientes visuais
- Quando um jogo/atualização está sendo baixado ativamente, ele agora exibe a progressão total concluída para o download ou atualização. Anteriormente, a barra de progresso exibia apenas o progresso do conteúdo do download, mas não o processo de alocação de disco, que faria uma atualização parecer concluída quando não estava.
- Quaisquer downloads/atualizações parcialmente concluídos na fila agora mostrarão uma barra de progresso esmaecida e a porcentagem concluída ao lado dela para exibir claramente seu estado atual.
- Um novo ícone próximo ao título do jogo revelará uma dica de ferramenta exibindo os tipos de conteúdo incluídos nessa atualização. Os tipos consistem em: Conteúdo do jogo, Conteúdo para download, Conteúdo do workshop e Pré-cache do Shader. Este ícone só aparece se a atualização não for apenas o conteúdo do jogo.
- A fila de download agora pode ser totalmente reordenada usando arrastar e soltar.
- O menu de contexto para o item de download ativo agora inclui uma opção para iniciar o jogo quando o download for concluído e uma opção para suspender o controle de download (se habilitado) durante o download.
- O botão “Ver notícias” agora é um link de “Notas de patch” que abrirá uma sobreposição para as notas de patch relevantes mais recentes para o jogo. Isso só será exibido para jogos que inseriram notas de patch no novo sistema de eventos. O link de notas de patch só aparecerá em atualizações, não em novas instalações.
- Um botão de ícone Configurações agora está localizado no cabeçalho Downloads que abre a janela pop-up de configurações diretamente na seção Downloads.
- Na seção Concluído, há um botão “Limpar tudo” para ajudar a limpar sua página de downloads.
A lista completa de mudanças para a atualização beta do Steam de hoje pode ser encontrada em SteamCommunity.com.