O dispositivo de jogos Steam Deck da Valve deve atingir 3 milhões de vendas em 2023. A estimativa acaba de ser divulgada em um novo relatório da Omdia que está atualmente em circulação. Em 2022 foram pelo menos um milhão de dispositivos, segundo a divulgação extraoficial de um desenvolvedor do KDE. Assim, o Steam Deck deve passar de 3 milhões de vendas em 2023.
No entanto, a Valve ainda não falou de forma oficial sobre os números de vendas. É fácil saber por que a Valve não está anunciando nenhum número – mas parece que outros farão isso por eles de qualquer maneira. O relatório estima que a Valve atingiu cerca de 1,6 milhão em 2022 e enviará 1,9 milhão em 2023.
Então, por que a Valve não divulga números?
A Valve sempre foi muito discreta sobre os detalhes, e isso realmente não é diferente de sua operação normal. Eles também não precisam dar números, são uma empresa privada e não têm ninguém para agradar a não ser o próprio bolso. Se eles divulgassem números regulares, você pode imaginar as manchetes mais amplas da grande imprensa de jogos (e provavelmente de outras mídias também)? Sem dúvida, seria instantaneamente considerado um fracasso, porque não está atingindo os níveis do Switch ou do Xbox.
Steam Deck deve passar de 3 milhões de vendas em 2023
Como sabemos, não precisa movimentar vários milhões por mês para a Valve, já que faz parte de um único ecossistema onde eles continuam imprimindo dinheiro com sua redução de 30% nos jogos Steam. Realmente não ajuda que seja vendido em lugares muito limitados (principalmente via Steam ou Komodo), com a única presença real no varejo anunciada recentemente na Ásia e mesmo lá é limitado.
Então, quando você pensa que está mudando tanto sem a presença de lojas de varejo tradicionais fora do link anterior, falando sobre algumas regiões asiáticas, e ainda estando disponível apenas em países selecionados oficialmente em todo o mundo, está indo bem no geral.
Falando de forma realista, o Steam Deck é um dispositivo de nicho, especialmente considerando que muitas pessoas que usam o Steam já teriam um PC ou laptop para jogar. Dito isso, parece estar atingindo acima de seu peso, como os desenvolvedores da Valve observaram que cerca de 42% das pessoas que compraram um acabaram gastando a maior parte do tempo jogando com ele. Além disso, com um Steam Deck 2 anos provavelmente , não há razão para adiar a compra de um agora, se você quiser jogar jogos de PC em movimento que ele permite.