Sundar Pichai, CEO do Google, agora também é CEO da Alphabet, empresa-mãe do Google. Como parte da mudança na gigante das buscas, os co-fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que anteriormente atuavam como CEO e presidente da Alphabet, respectivamente, deixarão seus papéis. Porém, Page e Brin planejam continuar a desempenhar um papel como membros do conselho de administração da Alphabet.
Os principais produtos, como pesquisa na Web, anúncios on-line e YouTube, são abrangidos pelo Google. Por outro lado, a Alphabet contém empresas como a fábrica X Moonshot trabalhando em robôs para o cotidiano, a iniciativa de assistência médica Verily, o serviço de entrega de drones Wing e o Loon, que usa balões para levar a internet para locais remotos.
Sundar Pichai agora é o CEO da Alphabet
Page e Brin disseram que a mudança foi feita para “simplificar nossa estrutura de gerenciamento”. Outra razão é que eles não veem mais a necessidade de se envolver no gerenciamento diário da empresa que fundaram em setembro de 1998 — e que já tem 21 anos.
Page e Brin disseram em uma carta:
O Alphabet e o Google não precisam mais de dois CEOs e um presidente.
Como CEO da Alphabet e do Google, Pichai controlará o conglomerado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento que a Alphabet faz. Além disso, gerenciará os principais empreendimentos da empresa, como o Google Cloud Platform e o sistema operacional Android.
Pichai é funcionário do Google há 15 anos. Em 2014, ele foi encarregado de todos os produtos e plataformas do Google e tornou-se CEO em agosto de 2015, quando Page e Brin formaram a empresa Alphabet.
Por fim, agora que Sundar Pichai é o CEO da Alphabet, ainda não está claro se ele tentará manter as coisas como estão ou mudará algumas coisas no Google. Além disso, Brin e Page dizem que Pichai compartilha sua “confiança no valor da estrutura da Alphabet”. Porém, não está claro se a mudança resultará em alterações na estrutura corporativa da Alphabet ou do Google.
Fonte: Venture Beat
Leia também: