Supercomputador Aurora da Intel estreia em segundo lugar no TOP500

Supercomputador Aurora da Intel estreia em segundo lugar no TOP500
top500

O supercomputador Aurora da Intel estreia no segundo lugar na lista do TOP500 mais potentes do mundo. O supercomputador Aurora originalmente deveria ser concluído pela Intel e Cray/HPE para o Laboratório Nacional de Argonne em 2018. Agora, no final de 2023, ele fez sua primeira estreia na lista TOP500… Mas apenas como uma implantação parcial e está chegando ao segundo lugar.

Aurora, com seus atrasos desde o início, tem como meta exceder dois exaFLOPS de pico de computação de precisão dupla com sua combinação de processadores Xeon Scalable Max “Sapphire Rapids” de 4ª geração e hardware Intel Data Center GPU Max Series. Mas para a sua estreia inicial e sem ter o sistema totalmente ampliado, chega a 585,34 petaFLOP. Muito aquém da sua capacidade total e decepcionante para aqueles que esperavam que fizesse a sua estreia completa a tempo para o ranking TOP500 de outono como o supercomputador mais rápido do mundo.

Supercomputador Aurora da Intel estreia em segundo lugar no TOP500

Supercomputador Aurora da Intel estreia em segundo lugar no TOP500

Aurora é composto por 10.624 blades de computação para um total combinado de 21.248 CPUs Intel Xeon Max Series e 63.744 GPUs Intel Max Series. O hardware foi instalado desde o início deste ano na ANL, mas a Intel e seus parceiros de engenharia continuam trabalhando para ampliar adequadamente o sistema e ajustar o software. Como a apresentação do TOP500 deste outono não é o supercomputador completo, ele atinge apenas o segundo lugar na marca meio exaFLOP. O supercomputador Frontier com tecnologia AMD continua mantendo o primeiro lugar com 1,1 exaFLOPS e o único supercomputador exaFLOP no ranking.

No entanto, a Intel está promovendo o fato de que 23 novos sistemas na lista TOP500 são equipados com hardware Intel. Entre os novos supercomputadores da Intel estão a primeira fase do supercomputador Dawn do Reino Unido, a fase dois do SuperMUC-NG na Alemanha e o Crossroads no Laboratório Nacional Alamas. A estreia do Aurora em segundo lugar, por sua vez, derrubou o Fugaku com motor A64FX para o quarto lugar, com o supercomputador Eagle da Microsoft ocupando o terceiro lugar.

A Intel espera ter o Aurora totalmente online em 2024. Enquanto isso, a AMD já está montando o El Capitan, que deve ser ainda mais rápido do que o Aurora totalmente concluído, então veremos como o TOP500 se comportará em 2024 como um momento bastante emocionante para HPC.

Enquanto isso, a AMD, em suas comunicações avançadas, está promovendo o fato de que a AMD está agora alimentando 140 da lista TOP500 e que o Frontier permanece em primeiro lugar e o único supercomputador além da marca exaFLOP. Frontier também ocupa o 8º lugar na lista Green 500. A AMD também observa que a submissão parcial do Aurora já está consumindo mais energia do que todo o supercomputador Frontier, embora com uma classificação de desempenho muito mais baixa.

Outra anedota interessante transmitida é a AMD alimentando 8 dos dez supercomputadores mais eficientes da lista Green 500.

A lista atualizada do TOP500 está disponível em TOP500.org.

Fonte