O suporte do Firefox para Flash termina em 26 de janeiro. A Mozilla definiu as etapas para finalmente encerrar qualquer vestígio do Adobe Flash em seu navegador.
“O Firefox versão 84 será a versão final com suporte para Flash. Em 26 de janeiro de 2021, quando lançarmos o Firefox versão 85, ele será lançado sem suporte para Flash, melhorando nosso desempenho e segurança”, disse a Mozilla em um post.
“Não haverá configuração para reativar o suporte a Flash. O plugin Adobe Flash deixará de carregar conteúdo Flash após 12 de janeiro de 2021.”
Portanto, o suporte do Firefox para Flash termina em 26 de janeiro
Os usuários dos canais nightly e beta verão o suporte desaparecer quando a compilação 85 chegar. Assim, haverá a perda de suporte na versão Nightly da terça-feira. Da mesma forma, o canal beta definiu para perder o suporte para Flash em 14 de dezembro.
A Mozilla disse que se uma empresa precisar de suporte de licenciamento do Flash após o término, deve entrar em contato com a Harman da Samsung para obter suporte aprovado pela Adobe.
Foi um longo caminho para finalmente eliminar o Flash nos navegadores.
A Adobe anunciou o fim das atualizações e distribuição do Flash em julho de 2017. A cruzada do fim do Flash é longa. A Apple só conseguiu remover a tecnologia no Safari 14, em setembro.
Mozilla Firefox comenta o fim do Flash Adobe e o futuro do seu navegador!
Os fabricantes de navegadores já haviam tomado medidas para criar o Flash. Por exemplo, a Mozilla mudou para evitar que o Flash rodasse por padrão no ano passado.
Mais cedo na terça-feira, o Firefox lançou a versão 83 que trazia um recurso que permite aos usuários navegar na web apenas em sites HTTPS.
Se o Firefox 83 não puder fazer uma conexão HTTPS, o navegador mostrará um erro ao usuário e pedirá que ele clique em um botão para confirmar que deseja acessar um site via HTTP.
Dando zoom
O Firefox 83 também é a primeira versão a oferecer suporte para aumentar o zoom em desktops.
O zoom tradicional no Firefox faz com que a página reflua à medida que aumenta o zoom, ao passo que pinçar no Firefox 83 se comporta como no celular e apenas aumenta o tamanho do conteúdo.
“O refluxo e o não refluxo do zoom são adequados para diferentes casos de uso. O refluxo do zoom é útil se, digamos, você estiver lendo um artigo, mas o texto é um pouco pequeno para maior conforto”, disse o engenheiro de software da Mozilla, Botond Ballo.
“O zoom sem refluxo é útil se, digamos, você deseja ampliar uma imagem ou diagrama para vê-lo mais de perto.”
O zoom é atualmente suportado em telas sensíveis ao toque e touchpads em desktops Windows e Mac, com suporte a Linux rotulado como um trabalho em andamento.