Esta não é exatamente uma grande surpresa. A empresa System76 acaba de fazer um laptop Coreboot “OSFC Edition” em pequena escala no final do verão, mas o System76 agora está anunciando formalmente dois laptops Linux que acompanham o Coreboot como uma alternativa ao BIOS proprietário. É isto mesmo. A System76 lança dois laptops Intel com Coreboot.
O System76 anunciou que agora está usando o firmware de código aberto nos laptops Galago Pro e Darter Pro. O System76 diz que seu firmware baseado no Coreboot permite que os usuários passem da tela de inicialização para a área de trabalho “29% mais rápido” do que a BIOS anterior, graças à remoção de recursos desnecessários.
System76 lança dois laptops Intel com Coreboot
Esses laptops estão usando processadores Intel de 10a geração (Comet Lake). Os preços no Galago Pro começam em US $ 949, enquanto o Darter Pro começa em US $ 999.
A System76 diz que esses laptops Galago Pro e Darter Pro atualizados começarão a ser enviados na última semana de outubro. Porém, as pré-encomendas já estão abertas no site da System76.com.
Embora seja ótimo que eles agora estejam enviando laptops baseados em Coreboot, lembre-se de que o “firmware de código aberto” ainda depende dos blobs binários da Intel em torno do FSP (Firmware Support Package) e potencialmente do ME, entre outros, dependendo de como eles configurou exatamente isso.
O suporte é semelhante ao laptop Coreboot no Purism Librem e outros laptops Intel habilitados para Coreboot. Como informamos exclusivamente, a Intel está trabalhando no potencial código aberto do FSP, mas isso ainda não aconteceu.
Portanto, esses laptops Coreboot são mais abertos do que as soluções anteriores, porém não são 100% de código aberto. Uma má notícia para os mais puristas de plantão.
Fonte: Phoronix