Tails 4.13 lançado com Mozilla Thunderbird 78

Tails OS quer migrar para o Wayland para melhorar a segurança do aplicativo
tails logo

A comunidade responsável pela distribuição para navegação anônima Tails lançou hoje o Tails 4.13. O sistema operacional tem como base o Debian GNU/Linux e alimentado pelas tecnologias de comunicação anônima Tor mais recentes. Assim, o ciclo de lançamento mensal do Tails continua, e o Tails 4.13 foi lançado com Mozilla Thunderbird 78. Ele chega quase um mês após o lançamento do Tails 4.12, que adotou a série de kernel Linux 5.8.

Tails 4.13 lançado com Mozilla Thunderbird 78, porém, sem Enigmail

Tails 4.13 lançado com Mozilla Thunderbird 78

Neste lançamento, o Tails finalmente atualiza o cliente de e-mail, chat e notícias de código aberto Mozilla Thunderbird para o mais recente ramo 78. Ele traz vários novos recursos e melhorias como criptografia OpenPGP. O Tails 4.13 vem com o Mozilla Thunderbird 78.4.2 por padrão. Também é importante saber que a série Mozilla Thunderbird 78 não oferece mais suporte ao complemento Enigmail para a funcionalidade OpenPGP, pois agora ele está integrado aos aplicativos. Portanto, os usuários do Tails que usam Enigmail são recomendados a ler as instruções oficiais de migração antes de atualizar para a versão 4.13.

Além disso, o Tails 4.13 vem com o navegador da web anônimo Tor Browser 10.0.5 baseado na versão mais recente do Firefox ESR. Esta versão descarta a localização do navegador (el-GR), pois não funcionava com o recurso “Navegador inseguro”.

Entre outras mudanças dignas de nota, este lançamento traz:

  • todas as últimas atualizações de software e patches de segurança dos repositórios upstream Debian GNU/Linux 10 “Buster”;
  • e melhora o instalador para o idioma turco e outros idiomas que têm uma tradução para o “Clone o atual String”.
  • torna o utilitário udisks menos prolixo sobre “erros” para determinar se os dispositivos de loop não usados estão criptografados;
  • permite aos usuários aumentar o volume do som acima do limite de 100%;
  • reativa os carimbos de data/hora TCP;
  • e adiciona um novo botão para permitir que os usuários reinicie o Tails no final da criação do armazenamento persistente.

Você pode baixar o Tails 4.13 agora mesmo do site oficial. O próximo lançamento, Tails 4.14, está agendado para 15 de dezembro de 2020.

9to5 Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile