A equipe de desenvolvimento do Tails anunciou o próximo lançamento do Tails 5.0 de seu sistema para o canal beta para testes públicos. Com lançamento previsto para o próximo mês, o Tails 5.0 será uma grande atualização para esta distribuição GNU/Linux para navegação anônima na Internet. Do mesmo modo, esta é a primeira versão com base na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.
Então, ela traz novas versões da maioria dos pacotes incluídos, como:
- o ambiente de desktop GNOME 3.38;
- aplicativo OnionCircuits 0.7 para visualização de circuitos e fluxos Tor;
- cliente de mensagens instantâneas Pidgin 2.14.1;
- cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 91.7.0;
- LibreOffice 7.0. 4;
- editor SVG Inkscape 1.0.2;
- editor de imagem GIMP 2.20.22;
- e editor de áudio Audacity 2.4.2.
Além disso, a versão beta do Tails 5.0 também vem com algumas melhorias importantes de usabilidade, impressão e digitalização sem driver, bem como o mais recente e melhor navegador anônimo Tor Browser 11.0.10 baseado no Mozilla Firefox.
Tails 5.0 entra no teste beta como primeiro lançamento baseado no Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”
Sendo assim, também existem algumas correções de bugs, pois o Tails 5.0 promete abordar a tradução de localidades na tela de boas-vindas, bem como a abertura de um volume Veracrypt que possui uma senha longa. Para mais detalhes, você deve conferir o changelog completo.
Planejamos lançar o Tails 5.0 em 3 ou 31 de maio. Será a primeira versão do Tails baseada no Debian 11 (Bullseye), disseram os desenvolvedores.
Ele traz novas versões da maioria dos softwares incluídos no Tails e algumas melhorias importantes de usabilidade. Você pode ajudar o Tails testando a versão beta do Tails 5.0 antes do final de abril.
Então se você quiser ajudar os desenvolvedores do Tails a testar a próxima versão do Tails 5.0 e relatar bugs, visite a página de anúncio de lançamento. Lá você encontrará os links de download. Se preferir, clique no botão de download direto abaixo para a imagem ISO.
Ao testá-lo, certifique-se de estar ciente dos problemas conhecidos listados nas notas de versão vinculadas acima e não use esta versão de pré-lançamento para nenhum trabalho de produção.
Manteremos nosso calendário atualizado em relação à data de lançamento planejada do Tails 5.0. Dê uma olhada no nosso roteiro para ver para onde estamos indo.
Via 9to5Linux