A Tesla está sendo acusada de cobrar dos seus clientes por um problema em seus veículos que ela já tinha conhecimento que poderia ser causado. Uma investigação recente do Reuters expôs como a Tesla instalou conscientemente peças defeituosas nos seus veículos eléctricos e depois cobrou dos clientes pelas reparações, afastando a responsabilidade ao culpar os condutores por “abuso” e danos anteriores.
Peças defeituosas inseridas pela Tesla em seus veículos
A questionável qualidade de construção da Tesla, um tema recorrente ao longo dos anos, toma um rumo mais sombrio à medida que a investigação descobre que a montadora esconde ativamente defeitos. Apesar de estar ciente dos componentes defeituosos, a Tesla transferiu a culpa para os clientes, negando a responsabilidade por falhas nas peças, mesmo nos casos em que os carros tinham menos de 1.600 quilômetros no hodômetro.
O relatório começa com um incidente angustiante envolvendo o novíssimo Tesla Model Y 2023 de um cliente do Reino Unido. Apenas um dia após a entrega, o VE sofreu uma falha catastrófica, perdendo o controlo da direção durante uma curva a baixa velocidade com a família a bordo. Surpreendentemente, a suspensão dianteira direita quebrou após escassos 185 km. Em vez de cobrir o reparo de € 13.000 (cerca de R$ 69,4 mil) na garantia, a Tesla atribuiu o problema a danos “anteriores”.
O proprietário de um Modelo 3 nos Estados Unidos enfrentou um cenário de pesadelo semelhante. Com menos de 24.140 km em um ano de propriedade, a roda dianteira do EV se soltou durante a condução no piloto automático a 97 km/h.
Embora a Tesla tenha substituído os braços de controle superiores em aproximadamente 120.000 carros em todo o mundo entre janeiro de 2021 e março de 2022, cerca de 31.000 proprietários de carros mais antigos tiveram de pagar a conta por falhas na suspensão.
Na Noruega, ex-gerentes de serviço e técnicos da Tesla afirmam que foram instruídos a repassar o custo de falhas frequentes aos clientes, reduzindo efetivamente os custos de garantia e reparos de boa vontade desde 2017. Essa prática antiética gerou demissões, com um gerente de serviço afirmando: “Agora, nós tenho que parar de falar besteira.”
Mais problemas
Os problemas da Tesla estenderam-se para além dos braços de controle, abrangendo meios-eixos e colunas de direção, com os clientes por vezes a pagarem mais de 3.700 euros (cerca de R$ 19,7 mil) por reparações, apesar dos veículos ainda estarem na garantia.
Os problemas de design persistiram, levando a Tesla a redesenhar o link frontal traseiro do Modelo S várias vezes. No entanto, a parte revista aparentemente só chegou aos veículos eléctricos com destino à China, onde um recall acabou por ser forçado após anos de atraso.
Na busca de redução de custos, a Tesla recorreu à acusação de “abuso de motorista” aos clientes para compensar a impressionante perda de 245 euros (cerca de R$ 1,3 mil) no negócio de reparos durante o quarto trimestre de 2018. Esta perda, quase o dobro do lucro trimestral, levou a Tesla a pagar quase € 466 (cerca de R$ 2,5 mil) para reparos em todos os modelos Tesla em operação na época.