As novas tecnologias trouxeram desafios para patrões e empregados que ficaram mais evidentes durante o trabalho remoto. Até que ponto um trabalhador deve atender a uma chamada, um e-mail ou mensagem no WhatsApp, mesmo ultrapassando o horário de trabalho? Essa questão incomoda trabalhadores do Reino Unido. Eles pedem a criação de leis apoiando o direito de se desconectar de seu empregador. O que esses trabalhadores querem é o direito de ignorar as mensagens de seus chefes fora o expediente de trabalho.
Uma pesquisa com mais de 1.000 adultos do Reino Unido pela empresa de pesquisa de mercado Ipsos descobriu que seis em cada 10 são a favor da introdução de uma lei que lhes dê o direito de ignorar comunicações relacionadas ao trabalho fora do horário contratado.
Mais da metade dos trabalhadores do Reino Unido considera inaceitável que seu empregador espere que eles respondam a e-mails, mensagens de texto, chamadas e mensagens instantâneas enviadas por seu chefe durante o tempo privado ou de lazer, segundo a pesquisa. Sessenta por cento apoiariam a criação da lei pelo governo que prevê o direito de desconectar, incluindo 34% que o apoiariam fortemente.
No momento, dois terços dos trabalhadores do Reino Unido disseram que participam de comunicações relacionadas ao trabalho fora do horário de trabalho, com apenas 30% se abstendo completamente de se comunicar com o local de trabalho fora do horário contratado.
Trabalhadores querem direito legal de ignorar mensagens fora do expediente
Embora a extensão do trabalho remoto tenha dado maior flexibilidade aos funcionários que podem desempenhar suas funções fora do escritório, também destacou alguns dos desafios apresentados pelo trabalho altamente digitalizado.
Essa situação é particularmente verdadeira para locais de trabalho com políticas de traga seu próprio dispositivo e para funcionários que levam dispositivos de trabalho para casa regularmente, o que pode tornar mais difícil para os funcionários se desconectarem do trabalho quando chegarem em casa – principalmente se continuarem a receber ou se envolver em comunicações no local de trabalho.
O desgaste entre a equipe de tecnologia e segurança de TI também se tornou mais agudo, colocando os empregadores em uma situação difícil, pois tentam preencher as lacunas de habilidades, conter a rotatividade de funcionários e enfrentar uma crescente ameaça à segurança cibernética. Kelly Beaver, executiva-chefe do Reino Unido e Irlanda da Ipsos, disse que as políticas obrigatórias de trabalho em casa durante a pandemia “embaçaram as linhas entre o trabalho e a vida doméstica”.
Há claramente apoio para a legislação que protege o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas algo tão prescritivo quanto a legislação realmente afetará a flexibilidade que muitos adotaram nos últimos dois anos? disse Castor.
As empresas devem trabalhar com seus funcionários para fornecer um ambiente que ofereça flexibilidade e um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, para que todos possamos nos beneficiar dessa nova maneira de trabalhar.
Vários países europeus já avançaram com leis de direito de desconexão
A Bélgica, por exemplo, introduziu recentemente uma legislação que proíbe efetivamente os chefes do serviço público de entrar em contato com os funcionários quando eles não estão no trabalho, exceto em situações de emergência ou de outra forma ‘excepcionais’.
Dos 67% dos entrevistados que disseram que se envolvem em comunicações no local de trabalho fora do horário de trabalho, 40% respondem a elas e 34% enviam comunicações de forma proativa. Apenas 30% não se comunicam com o trabalho fora do horário oficial de trabalho.
Indivíduos que ganham mais de £ 55.000 por ano são mais propensos a verificar, responder e enviar comunicações relacionadas ao trabalho fora do horário de trabalho: 82% dizem que fazem isso em comparação com 65% dos trabalhadores que ganham até £ 54.999.
As pessoas mais jovens são mais propensas a acreditar que essas expectativas são aceitáveis, descobriu a Ipsos: 56% dos jovens de 16 a 34 anos consideraram aceitável que os empregadores esperem que seus funcionários verifiquem as comunicações relacionadas ao trabalho fora do expediente, em comparação com 34% de 35 -75 anos.
A pesquisa também indicou que as opiniões estão divididas sobre se o direito de desconexão deve ter prioridade sobre as políticas de trabalho flexível. Um terço (32%) dos entrevistados disse que é mais importante dar aos funcionários o direito de ignorar as mensagens de seu local de trabalho fora do horário de trabalho do que dar-lhes maior flexibilidade sobre como trabalham. Quase quatro em cada 10 (37%) disseram que cada política é igualmente importante.
Apenas 11% dos adultos do Reino Unido seriam contra o governo introduzir uma lei de direito de desconexão.
Via ZDNet