Ainda há muita coisa que não sabemos ao certo sobre a COVID-19, e informações incorretas sobre a doença ainda prevalecem. Para ajudar a esclarecer o que é verdade e oferecer mais contexto, o Twitter começará a aplicar etiquetas e mensagens de aviso a tweets sobre a COVID-19 que contêm “informações controversas ou enganosas”.
Twitter adicionará etiquetas aos tweets com declarações enganosas sobre a COVID-19
Em fevereiro, o Twitter adotou um rótulo que está sendo aplicado a tweets que incluem mídia sintética e manipulada. A partir de hoje, você verá rótulos semelhantes em alguns tweets com “informações potencialmente prejudiciais e enganosas relacionadas à COVID-19”, segundo Yoel Roth (chefe de integridade do site) e Nick Pickles (diretor de estratégia política) escreveram em um blog.
O rótulo incluirá um link para um Moment organizado pelo Twitter ou um site externo que inclua fatos sobre a COVID-19. Você pode vê-los em alguns tweets publicados antes de hoje.
Além disso, o Twitter pode aplicar um aviso a esses tweets que incluem alegações potencialmente prejudiciais ou enganosas. Antes de poder visualizar um tweet, você precisará clicar ou tocar em um aviso observando que “está em conflito com a orientação de especialistas em saúde pública em relação à COVID-19”.
A partir de agora, o Twitter tomará medidas em relação aos tweets relacionados ao coronavírus com base em três critérios: reivindicações que especialistas no assunto mostraram ser falsas ou enganosas; reivindicações disputadas (ou seja, aquelas para as quais “a precisão, veracidade ou credibilidade da reivindicação é contestada ou desconhecida”); e reivindicações não verificadas.
Assim, a empresa removerá os tweets que incluem informações severamente enganosas.
Por fim, os parceiros confiáveis da empresa também estão ajudando a identificar os tweets “com probabilidade de resultar em danos offline”.
Fonte: Engadget
Leia mais:
Twitter remove um recurso usado desde o início e exclui milhões de contas inativas antigas