UBports adota modelo de versão fixa para atualizações do Ubuntu Touch OTA

UBports adota modelo de versão fixa para atualizações do Ubuntu Touch OTA

A empresa UBports adota modelo de versão fixa para atualizações do Ubuntu Touch OTA. A UBports Foundation anunciou que planeja mudar para um modelo de lançamento fixo para futuras atualizações OTA (Over-the-Air) para seu sistema operacional móvel Ubuntu Touch.

Há quase um ano, a UBports Foundation lançou a primeira atualização do Ubuntu Touch OTA baseada no Ubuntu 20.04 LTS , após anos de trabalho para migrar da base da série Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus).

Essa mudança trouxe muitos benefícios para os usuários do Ubuntu Touch, mas também introduziu alguns problemas como o fato de que eles não podem liberar correções individuais para bugs ou problemas de segurança sem liberar todas as outras alterações que chegaram em sua base de código ou o fato de que eles terão que congelar o desenvolvimento quando um novo OTA for lançado.

Para resolver esses problemas introduzidos pelo rebase do Ubuntu 16.04 para o Ubuntu 20.04, no qual as compilações atuais do Ubuntu Touch são baseadas, a UBports Foundation elaborou um plano para mudar para um modelo de lançamento fixo quando eles fizerem o rebase do Ubuntu Touch para o próximo lançamento do Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat).

UBports adota modelo de versão fixa para atualizações do Ubuntu Touch OTA

UBports adota modelo de versão fixa para atualizações do Ubuntu Touch OTA

“Com a próxima atualização do sistema operacional base Ubuntu 24.04, aproveitamos esta oportunidade para fazer uma mudança em nosso modelo de lançamento: planejamos mudar para o modelo de lançamento fixo”, disse a UBports Foundation.

Esta mudança não afetará de forma alguma os usuários do Ubuntu Touch. Na verdade, mudar para um modelo de lançamento fixo permitirá que a UBports Foundation forneça correções de bugs e segurança mais rapidamente do que antes para uma experiência Ubuntu Touch mais estável e confiável.

O novo modelo de lançamento do Ubuntu Touch usará o formato.., onde as strings e versão serão numeradas como o ano e mês esperado do respectivo lançamento, e a string da versão começará em 0 (por exemplo, 24.6.0) com lançamentos menores incrementando-a em 1.

A UBports Foundation também disse que planeja lançar uma atualização importante de recursos do Ubuntu Touch a cada seis meses e lançamentos menores a cada dois meses. Eles também disseram que cada atualização importante de recurso terá suporte por cerca de um mês após o lançamento da próxima atualização importante.