E logo após a chegada do novo Ubuntu 21.04 Hirsuite Hippo, acaba de ser anunciado também o nome do mascote do mais novo sistema operacional a ser trabalhado. Sendo assim, o Ubuntu 21.10 já tem codinome. Embora não seja tão comum assim, eles se adiantaram e divulgaram a informação, que é sempre muito esperada, praticamente junto com a chegada de uma nova ersão.
No entanto, de acordo com a imprensa especializada, o Launchpad já está se referindo ao próximo lançamento como Impish Indri. Portanto, a saga de nomes estranhos e desconhecidos permanece.
O Indi nada mais é que um lêmure gigante que habita a ilha de Madagacar. Como nos informa a Wikipedia, “O indri (Indri indri) é uma espécie de primata strepsirrhine da família Indriidae. É o maior lêmure que pode ser encontrado hoje em Madagascar , a ilha onde esses prosímios são endêmicos.” De acordo com a língua local, significa significa “Olha lá!. O Indri passa a maior parte do solo, no alto das árvores, onde gosta de pular.
O Impish Indri será o animal que dará o nome ao Ubuntu 21.10
Por outro lado, também podeser traduzido de outras formas como “travesso” ou “trapaceiro”. Também astucioso pode ser empregado nesta tradução livre. Portanto, o verdadeiro sentido do nome ainda é um mistério e pode ser interpretado de várias formas. Da mesma forma, Impish é um adjetivo que significa “… inclinado a fazer coisas levemente perversas por diversão” .
O Ubuntu 21.10 e o mascote indri ainda não têm uma data de chegada programada. No entanto, sabemos que isso deve ocorrer por volta do mês de outubro e atualizará a versão do GNOME, provavelmente para o GNOME 41, que chegará em setembro.
A nova versão do Ubuntu 21.04
O Ubuntu 21.04 foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (22/04) e está disponível para download no site do Ubuntu. E a nova versão chega junto com os sabores, oficiais ou não, da distribuição Linux mais usada em computadores pessoais.
O Ubuntu 21.04 apresenta o kernel Linux 5.11. Além disso, possui o lançamento pontual do GNOME 3.38 mais recente, melhor integração com o Active Directory da Microsoft e suporte para chave de recuperação para instalações criptografadas. Sendo assim, esta versão vem com GNOME 3.38.5 e é alimentada pelo kernel Linux 5.11.
Há também uma lista de aplicativos, ferramentas e bibliotecas atualizados, um tema escuro aprimorado e o servidor de exibição Wayland agora é a sessão padrão em todos os hardwares que o suportam.
- Wayland por padrão
- Pipewire
- Diretório pessoal
- Chave de recuperação para instalações criptografadas
- Capacidade de selecionar um modo de energia em Configurações> Energia
- Integração aprimorada do Active Directory
- Tema escuro atualizado
- Nova extensão de ícones da área de trabalho
- Kernel do Linux 5.11
- Python 3.9