Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel

Como atualizar para o Ubuntu 22.10 a partir de 22.04 LTS
Ubuntu 22.10 deve substituir o WPA pelo IWD para Linux sem fio

Nem bem estreou e a Canonical publicou a primeira atualização de segurança do kernel Linux para sua série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) lançada recentemente para resolver três vulnerabilidades de segurança. Sendo assim, o Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel.

Apelidado de Jammy Jellyfish, o Ubuntu 22.04 LTS chegou na semana passada em 21 de abril como a 9ª série de suporte de longo prazo (LTS) da Canonical, o que significa que será suportado com atualizações de software e segurança pelos próximos cinco anos, até abril de 2027.

A versão Jammy Jellyfish também é alimentada por um kernel com suporte de longo prazo, ou seja, Linux 5.15 LTS, e hoje foi atualizado a partir da versão disponível na imagem live ou de instalação do linux-image 5.15.0-25 para corrigir um total de três falhas de segurança descobertas por vários pesquisadores do setor.

Isso inclui CVE-2022-26490, uma falha descoberta no driver ST21NFCA NFC do kernel Linux que pode permitir que um invasor fisicamente próximo cause uma negação de serviço (travamento do sistema) ou possivelmente execute código arbitrário.

Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel

Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel
Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel.

Também corrigidos nesta atualização de segurança estão CVE-2022-1015 e CVE-2022-1016. Estes são dois problemas de segurança descobertos por David Bouman no subsistema netfilter do kernel Linux. Essas vulnerabilidades podem permitir que invasores locais causem uma negação de serviço, executem código arbitrário ou exponham informações confidenciais (memória do kernel).

A Canonical pede a todos os usuários do Ubuntu 22.04 LTS que atualizem suas instalações para a nova versão de segurança do kernel, que agora está disponível no repositório estável para sabores de kernel genéricos e de baixa latência, bem como para o Google Cloud Platform (GCP) e sistemas de nuvem IBM.

Para atualizar suas instalações, execute o seguinte comando em um terminal:

Terminal
sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Outra opção bem interessante é usar o utilitário Software Updater para instalar todas as atualizações disponíveis. Uma vez que a nova versão do kernel foi instalada, você precisa reiniciar seu computador, bem como reconstruir e reinstalar quaisquer módulos de kernel de terceiros que você possa ter em seu computador.

O Ubuntu 22.04 LTS foi lançado na última quinta-feira, dia 21, repleto de novos recursos. Entre eles, destacamos a chegada do ambiente de trabalho GNOME 42.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile