Primeiramente, tivemos a chegada do Ubuntu 22.04 LTS e seus sabores oficiais ou não no último dia 21 de abril e, logo em seguida, tivemos o anúncio das versões de distribuições que derivam do Ubuntu. Nesta semana, ficamos conhecendo o nome da próxima versão do Ubuntu 22.10 que deve sair no final do ano. Agora, o Ubuntu 22.10 ‘Kinetic Kudu’ abre a fase de desenvolvimento. Lembrando que esta é uma versão com suporte limitado por apenas 9 meses, ao contrário da versão que acaba de sair.
Temos o prazer de anunciar que o kinetic está agora aberto para desenvolvimento. A sincronização automática foi habilitada e será executada em breve, escreve Brian Murray, do Ubuntu, em seu post inicial na lista de discussão principal de desenvolvimento do Ubuntu.
Como de costume, esperamos um grande fluxo de compilações e autopkgtests neste período inicial, o que causará atrasos. Por favor, ajude a consertar qualquer quebra que ocorra!
Ubuntu 22.10 ‘Kinetic Kudu’ abre fase de desenvolvimento
No entanto, apesar de ter começado, este estágio de desenvolvimento não traz muitas coisas “novas” para mencionar, muito menos ver. Porém, para quem gosta de procurar bugs, este é o período ideal para a realização deste tipo de testes.
O Ubuntu 22.10 ‘Kinetic Kudu’ sairá em 20 de outubro de 2022. O congelamento de recursos está previsto para 25 de agosto e o congelamento da interface do usuário em 15 de setembro. 6 de outubro de 2022.
As primeiras compilações diárias testáveis para o Ubuntu 22.10 atingirão os servidores de imagem do Ubuntu assim que as ferramentas e as importações iniciais estiverem em vigor, sem problemas.
O que podemos esperar encontrar na versão final e estável em outubro?
Um novo kernel Linux, drivers gráficos atualizados e o GNOME 43 são algumas das novidades a se fazerem presentes na versão do sistema. O novo instalador baseado em Flutter do Ubuntu pode finalmente estar pronto para um destaque, assim como o Pipewire como servidor de som padrão – embora esperemos que a mudança seja melhor do que a mudança para o PulseAudio (que, apropriadamente, também ocorreu durante um lançamento ‘K’ – Ubuntu 9.10 ‘Karmic Koala’).
Sobre o Ubuntu 22.04 LTS
Nem bem estreou e a Canonical publicou a primeira atualização de segurança do kernel Linux para sua série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish). Na oportunidade, consertaram três vulnerabilidades de segurança. Sendo assim, o Ubuntu 22.04 LTS já tem a primeira atualização de segurança do kernel.
Via OMGUbuntu