Nos últimos anos, o desenvolvedor do Ubuntu Daniel van Vugt na Canonical tem trabalhado no suporte dinâmico de buffer triplo para o desktop GNOME. Então, ele deve mudar de buffer duplo para triplo quando a GPU estiver sendo executada. Com isso, devem aumentar as velocidades de clock/estado de desempenho da GPU. O objetivo é voltar a oferecer uma experiência de desktop fluida. Portanto, as distribuições Linux Ubuntu 23.04 e Debian vão otimizar o GNOME Triple Buffering.
Esses patches de buffer triplo ainda não fazem parte do GNOME 44, que será lançado no próximo mês, mas os patches continuam a ser transportados dentro do Debian e do Ubuntu, entre outras distribuições. Uma versão atualizada do código está agora a caminho do Debian e para a versão de abril do Ubuntu 23.04.
Daniel van Vugt recentemente elaborou outra correção para o código de buffer triplo, onde agora ele está vendo uma redução de cerca de 10% no uso da CPU durante os movimentos do cursor. Há também menor latência, passando de volta do buffer triplo para o duplo mais cedo e está fazendo essa tarefa de forma mais confiável também. Isso além das melhorias do próprio buffer triplo dinâmico que levaram a uma experiência muito melhor em casos de gráficos integrados, gráficos Raspberry Pi etc.
Ubuntu 23.04 e Debian vão otimizar o GNOME Triple Buffering
Estamos agora no congelamento de recursos para o GNOME 44 sem que o código de buffer triplo tenha sido mesclado. Mas pelo menos os patches atualizados estão a caminho do Debian, bem como do Ubuntu 23.04. Este MR aberto na semana passada é para atualizar o código dinâmico de buffer triplo dentro do Debian. Este relatório de bug aborda o problema de latência resolvido com os patches atualizados.
A revisão e discussão de código upstream do GNOME Mutter em torno desse trabalho de buffer triplo continua a acontecer nesta solicitação de mesclagem. Aqui está a esperança de que o buffer triplo dinâmico esteja finalmente pronto para upstream pelo GNOME 43 neste outono.