O Qt 6 tem se tornado um foco de desenvolvimento cada vez maior. Já o Qt 5 está completando nada menos que sete anos. E agora, finalmente, os desenvolvedores do Ubuntu estão removendo o Qt 4. A expectativa é de que isto ocorra antes de lançamento do Ubuntu 20.04, suportado a longo prazo. Portanto, o Ubuntu planeja remover o Qt4 e suas dependências antes da versão 20.04 LTS.
Para evitar ter de dar suporte ao Qt4 nos próximos anos, enquanto a maioria dos softwares Qt já foi portada para o Qt5 sem alguns componentes antigos do KDE, os desenvolvedores do Ubuntu estão planejando garantir que o Qt4 seja completamente removido no Ubuntu 20.04 LTS. O Ubuntu 19.10, portanto, é a última versão planejada com pacotes Qt4 presentes.
Como o Ubuntu planeja remover o Qt4 e suas dependências antes da versão 20.04 LTS?
Ainda existem vários pacotes Qt4 e KDE4 restantes. No entanto, eles precisam ser portados para o Qt5 nos próximos meses ou serão descartados do Ubuntu. Por sua vez, o novo Ubuntu 19.10 será lançado em outubro. Imediatamente, a versão 20.04 LTS entra em desenvolvimento. Então, por enquanto, não há nada de muito concreto. Somente com o início do processo aberto é que eles planejam executar a sentença de morte para o Qt4.
Originalmente, a proposta foi apresentada pelo desenvolvedor Simon Quigley. Além das informações já adiantadas, ele pede o mesmo empenho em relação aos sabores do Ubuntu.
Sabores, por favor, verifique se o Qt 4 está no seu ISO, e se é, faça planos para removê-lo assim que puder. Por favor, hop em # ubuntu-qt se você como ajudar a portar seu aplicativo favorito, pede Simon.
Mais detalhes através deste post da lista de discussão.