Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave

Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave
Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave

O Ubuntu Web surgiu como uma alternativa importante ao Chrome OS do Google. Inicialmente, o sistema teve como base o Firefox da Mozilla, no entanto, agora, ele vem ganhando muitas outras possibilidades. Assim, em outubro passado, o desenvolvedor que se tornou parte da equipe Canonical, Rudra Saraswat  lançou uma versão do Ubuntu Web que incluía /e/ no WayDroid.  No entanto, muito antes disso, o jovem indiano pensou em mudar o navegador no qual o sistema operacional se baseia. A intenção é oferecer uma alternativa de código aberto ao Chrome OS, sendo o Firefox o navegador “gratuito” dos mais importantes. Naquela época ele decidiu seguir o navegador Mozilla, mas no início de março lançou o Ubuntu Web 20.04.4 com uma importante novidade.

O destaque é que agora também está disponível uma variante baseada no Brave. Dos navegadores baseados no Chromium, o Brave é um dos mais curtidos, já que é open source e é praticamente um Chrome sem ter o Google o tempo todo coletando dados dos usuários. 

Embora o WayDroid esteja bastante estável agora, problemas ocasionais podem ser corrigidos reiniciando-o a partir da ferramenta ‘/e/ on Waydroid’ disponível no Ubuntu Web ISO. 

Observe que, como o WayDroid não suporta Nvidia por motivos óbvios, se você tiver uma GPU Nvidia, precisará usar a iGPU se sua CPU tiver uma ou usar renderização de software (o que pode tornar as coisas lentas). Além disso, WayDroid não funciona em sessões ao vivo no momento.

Brave ou Firefox? O que você escolhe para usar no Ubuntu Web 20.04.4

Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave
Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave

Então, quando Saraswat considerou mudar do Firefox para outro navegador, ele fez isso por um motivo. O Firefox, que além de ser a única alternativa real e multiplataforma ao Chrome (Chromium) faz algumas coisas melhor que os navegadores baseados no motor desenvolvido pelo Google, também não gerencia PWAs. Na verdade, eles pensaram em instalá-los como aplicativos nativos e descartaram essa ideia. Por isso, nas notas deste release teremos o seguinte:

Esta versão inclui uma nova variante com o Brave, que usa o navegador Brave com melhor suporte a PWA e mais recursos relacionados à privacidade (incluindo um modo Tor integrado).

Ubuntu Web 20.04.4 ganha nova opção com base no Brave

Caso contrário, muitos dos novos pacotes estão no Ubuntu 20.04.4 que saiu no final de fevereiro. A versão baseada no Brave também inclui o /e/ no WayDroid, para que os aplicativos Android possam ter execução no Ubuntu Web. Assim, quem quiser experimentar deve instalar o sistema operacional, ou pelo menos não usá-lo em uma máquina virtual.

Para máquinas extremamente antigas, uma BIOS ISO também está disponível.

Baixe o Ubuntu Web 20.04: Baseado no Firefox ou no Brave Based.

Via Ubunlog

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile