A União Europeia (UE) pode cancelar a criptografia segura de ponta a ponta como a conhecemos, relata a Austrian Broadcasting Corporation (ORF). A ORF obteve um rascunho no qual o Conselho da União Europeia argumenta que a moção pretende ser um contra-ataque ao terrorismo, apontando para o tiroteio em Viena na semana passada.
No entanto, está se tornando cada vez mais claro que o ataque terrorista poderia ter sido evitado sem mais poderes de vigilância, se não fosse por erros flagrantes no escritório de contraterrorismo austríaco. Parece que o ataque é usado como pretexto para obter apoio público.
União Europeia pode estar tentando interromper a criptografia segura de ponta a ponta
Além disso, o Conselho espera pedir às plataformas que implementem o método de vigilância de “acesso excepcional”. Isso forçaria as empresas que usam criptografia de ponta a ponta (E2E) a criar chaves de descriptografia gerais extras, que teriam que entregar às autoridades quando solicitadas. Assim, isso quebraria a criptografia de ponta a ponta em serviços como WhatsApp e Telegram.
O documento que vazou não inclui esses detalhes (não há nenhuma linguagem girando em torno da abolição da criptografia de ponta a ponta). No entanto, o especialista Lukasz Olejnik diz que há um novo termo preocupante no papel: “segurança apesar da criptografia”.
Parece que o Conselho quer sistemas de criptografia reversíveis para garantir a segurança de um estado. Normalmente, a agência não tem poderes para aprovar uma lei como esta, por isso tem de passar pelos outros órgãos da UE, incluindo o Parlamento e a Comissão.
Se a UE prosseguir com a quebra da criptografia E2E, pode não demorar muito até que outros legisladores copiem ou adaptem essas regras. Além disso, uma vez que existem backdoors, é apenas uma questão de tempo até que os hackers os encontrem e explorem.
Android Police
Ataque Raccoon permite que os hackers quebrem a criptografia TLS