USB-C pode ser tornar obrigatório para smartphones no Brasil

usb-c-pode-ser-tornar-obrigatorio-para-smartphones-no-brasil

A União Europeia (UE) já se decidiu sobre tornar o USB-C obrigatório para eletrônicos de pequeno e médio porte a partir de 2024. Nos EUA, alguns políticos querem adotar uma política semelhante e agora a Anatel está realizando uma consulta pública no Brasil, para fazer o mesmo por aqui. O USB-C pode ser tornar obrigatório no Brasil, mas apenas para smartphones.

USB-C obrigatório para smartphones?

A Anatel publicou a Consulta Pública 45/2022 para aferir o sentimento de cidadãos e empresas brasileiras, que têm até 26 de agosto para se manifestar. Diferentemente das novas regras da UE, que também incluem tablets, consoles portáteis, fones de ouvido, alto-falantes, leitores de e-books e eletrônicos similares, a proposta da Anatel abrange apenas smartphones.

De acordo com o levantado pelo GSMArena, a agência quer padronizar também o protocolo de cobrança, não apenas o conector. Além disso, o pacote de varejo e o manual terão que indicar a energia mínima necessária e se o carregamento rápido é suportado. Curiosamente, o plano é tornar o USB-C obrigatório apenas para telefones que suportam carregamento com fio, deixando uma porta aberta para telefones que carregam apenas sem fio.

usb-c-pode-ser-tornar-obrigatorio-para-smartphones-no-brasil
Imagem: Reprodução | GSMArena

Pelo visto, a Apple é o foco da Anatel, já que outros fabricantes de smartphones já adotaram o USB-C (assim como a própria Apple para iPads e Macs). A empresa já está testando iPhones com uma porta Tipo C e, em breve, pode ser obrigada a inserir em todos os iPhones vendidos no Brasil.

Tentativas de obrigatoriedade anteriores

Esta não é a primeira vez que se cogita essa obrigatoriedade. Por exemplo, em 2019 a Anatel publicou uma recomendação que definiu os requisitos para um carregador comum. A agência ecoa as mesmas vantagens que a UE e os EUA ,reduzindo o lixo eletrônico e aumentando a conveniência do cliente, uma vantagem para todos.

Além disso, a empresa menciona a mesma preocupação: que o USB-C sufocará a inovação. Os smartphones modernos não atingiram o limite do conector USB-C. Ele pode suportar carregamento de até 240W e pode acionar um monitor de 8K. A UE deixou claro que está aberta a adotar um padrão novo e superior quando chegar a hora. Na verdade, a UE estava anteriormente empurrando o microUSB como o padrão comum, então já o fez uma vez.

Os usuários do Brasil seriam beneficiados com essa decisão, já que uma padronização resolveria os problemas de pessoas com smartphones de mais de uma marca. Assim, não teriam que andar com tantos cabos diferentes, para carregarem seus smartphones.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile