Em um passo que fere a privacidade dos usuários, o Spotify está sendo acusado pelos usuários de que o serviço de streaming de música tornou públicas suas listas de reprodução privadas sem o seu consentimento. Essa situação lembra um problema semelhante sinalizado em março, levantando preocupações sobre um possível padrão de um problema de privacidade em andamento.
A controvérsia começou quando os usuários relataram essa mudança inesperada nos fóruns da comunidade do Twitter e do Spotify. “Aparentemente @SpotifyUSA silenciosamente tornou públicas todas as minhas listas de reprodução privadas sem o meu consentimento. O mesmo aconteceu com minha esposa também”, twittou o gerente de projetos do Microsoft Edge, William Devereux.
Essa é uma violação de privacidade absolutamente inaceitável. Mais alguém notou que isso aconteceu recentemente? Não alterei nenhuma configuração de privacidade.
Spotify é acusado de tornar públicas as listas de reprodução privadas dos usuários
Há relatos semelhantes no fórum do Spotify em março, com um dos usuários afetados sendo um curador de música que usa o Spotify profissionalmente. “Revisitei algumas listas feitas há mais ou menos um mês e agora estão todas públicas. Olhando mais e agora estão públicas também!”, escreveu o usuário nos fóruns do Spotify.
Por que isso aconteceu? Existe uma maneira de tornar as listas em massa privadas? Não quero passar dias da minha vida alterando-as uma a uma, existem mais de 1400 listas e não posso faturar por esse tempo, então isso vai tirar do salário de maio.
O Bleeping Computer lembra que, em março, um usuário propôs uma teoria afirmando:
As configurações reais de nossas listas de reprodução não mudaram. O que antes era conhecido como listas de reprodução ‘privadas’ e ‘públicas’ agora são todas chamadas de ‘públicas’, já que na verdade não eram privados anteriormente, pois podem ser compartilhados por meio de um link.
A teoria sugere ainda um novo nível de listas de reprodução privadas que não podem ser acessadas por outras pessoas, mesmo com um link e apenas listas de reprodução marcadas como ‘no perfil’ podem ser encontradas por meio de pesquisa ou na seção ‘Descoberto em’ nas páginas do artista.
Apesar da teoria, os usuários do Spotify insistem que suas experiências recentes indicam um problema diferente. Eles afirmam que suas listas de reprodução foram inicialmente marcadas como privadas após a criação e foram inexplicavelmente tornadas públicas sem seu conhecimento ou permissão.
O que diz o Spotify
Em resposta aos relatórios de março, um moderador do Spotify declarou: “O Spotify não faz essas alterações em massa e não mexerá nas configurações de sua coleção/conta pessoal, a menos que você tenha solicitado isso explicitamente…”.
No entanto, isso fez pouco para aliviar as preocupações dos usuários e permanece incerto se os dois problemas estão ligados ou são incidentes totalmente separados. O Bleeping Computer diz ter entrado em contato com o Spotify sobre esses relatórios, mas não recebeu uma resposta.