Quem usa o Ubuntu para jogar já começa a se preocupar. Após o Wine colocar em dúvida se vai permanecer como aplicativo para Ubuntu a partir da versão 19.10, agora foi Valve que acabou de tomar uma decisão ainda mais incisiva. Assim, a Valve quer derrubar suporte para o Ubuntu 19.10. Portanto, as coisas estão começando a ficar cada vez mais confusas, depois que a Canonical anunciou o fim do suporte a 32 bits do Ubuntu 19.10 em diante. Assim, a Valve agora se pronunciou.
Ubuntu 19.10 and future releases will not be officially supported by Steam or recommended to our users. We will evaluate ways to minimize breakage for existing users, but will also switch our focus to a different distribution, currently TBD.
— Pierre-Loup Griffais (@Plagman2) June 22, 2019
Falando no Twitter, o especialista da Valve, Pierre-Loup Griffais, disse:
O Ubuntu 19.10 e versões futuras não serão oficialmente suportados pelo Steam ou recomendados aos nossos usuários. Vamos avaliar maneiras de minimizar a quebra de usuários existentes, mas também mudaremos nosso foco para uma distribuição diferente, atualmente TBD.
Com esses dois problemas pela frente e o risco de uma debandada grande, é possível pensar que podemos ver uma reviravolta acentuada da Canonical. Sem o Wine e a Valve a distro passará por sérios problemas. De qualquer maneira, o dano foi feito.
A resposta seca e direta da Valve não deveria ser surpresa. A Canonical claramente não pensou muito sobre como isso afetaria a área de trabalho. Certamente parece que a Canonical também não falou com desenvolvedores o suficiente primeiro. Faltou comunicação?
Talvez isso dê à Valve um foco renovado para desenvolver o SteamOS? Curiosamente, a Valve está financiando um trabalho no KWin (parte do KDE).
Muitos usuários já falam em mudar de distro muito em breve. Porém, não há nenhuma informação concreta qual será o caminho trilhado pela Valve.