O criador do Multiboot USB Ventoy foi atualizado recentemente para a versão 1.0.80. Este é um lançamento importante que eleva os ISOs suportados para mais de 1000 e também traz vários novos recursos e melhorias. Portanto, o Ventoy 1.0.80 adiciona menu de inicialização secundário e suporta mais de 1000 ISOs.
O Ventoy 1.0.80 está aqui quase dois meses após a versão 1.0.79 e é um grande marco para o popular utilitário multiboot USB Creator, já que o número de arquivos ISO suportados atingiu e ultrapassou a marca de 1000. Sim, você está lendo certo, o Ventoy agora suporta mais de 1000 ISOs e isso é uma grande coisa!
Além disso, a versão 1.0.80 do Ventoy apresenta vários novos recursos, como um menu de inicialização secundário que facilita a seleção dos modos especiais do Ventoy, como o modo WIMBOOT, modo GRUB2 ou modo MEMDISK. Anteriormente, esses modos eram acessíveis apenas por meio de teclas de atalho, que ainda estão em vigor.
Ventoy 1.0.80 adiciona menu de inicialização secundário e suporta mais de 1000 ISOs
Sobre os modos, o modo WIMBOOT foi atualizado nesta versão para oferecer suporte a arquivos ISO WinPE, suporte ao plug-in Injection, bem como para lidar melhor com ISOs grandes. Além disso, os modos WIMBOOT e GRUB2 receberam as teclas de atalho w
e r
além dos atalhos de teclado Ctrl+w e Ctrl+r para acessar os modos.
Entre outras mudanças dignas de nota, a versão Ventoy 1.0.80 traz suporte para o HoloISO (clone SteamOS 3 para computadores desktop), melhora o suporte para inicializar os últimos ISOs ALT Linux e Gentoo live, corrige um bug que ocorria quando o arquivo ISO continha um boot parâmetro ks=file:/xxx
e alterna para /bin/bash para iniciar o script VentoyPlugson.sh.
A versão 1.0.80 do Ventoy está disponível para download no site oficial como uma imagem ISO ao vivo que você pode escrever em uma unidade flash USB ou um arquivo binário que você pode instalar e executar em sua distribuição GNU/Linux para criar USB de inicialização múltipla drives. Além disso, você também encontrará um binário para o sistema operacional Windows e o código-fonte.