Na semana passada, foi apresentado o anúncio do lançamento da nova versão do IDE Qt Creator 4.10.0, versão na qual são adicionados alguns novos recursos e integração com o LSP.
Para quem não conhece o Qt Creator, deve saber que este é um IDE para várias plataformas de desktop, integradas e móveis, é programado em C++, JavaScript e QML criado pela Trolltech, que faz parte do SDK para o desenvolvimento de aplicativos com interfaces gráficas de usuário (GUI) com as bibliotecas Qt.
O desenvolvimento dos programas C++ clássicos é compatível, como o uso da linguagem QML, na qual o JavaScript é usado para definir scripts e a estrutura e os parâmetros dos elementos da interface são estabelecidos por blocos do tipo CSS.
Entre os principais recursos que podem ser destacados no Qt Creator, podemos encontrar:
- Editor de código com suporte para C++, QML e ECMAscript;
- Ferramentas para navegação rápida por código;
- Destaque de sintaxe e autocompletar código;
- Código estático e controle de estilo enquanto você digita;
- Suporte para refatoração de código;
- Ajuda sensível ao contexto;
- Dobragem de código;
- Parênteses e modos de seleção correspondentes.
O que há de novo no IDE Qt Creator 4.10.0
Na nova versão, a capacidade de anexar arquivos é adicionada no editor de código, após o qual esses arquivos são exibidos no topo das listas de documentos abertas e permanecem abertos ao fechar grupos de arquivos, como “Arquivo > Fechar tudo e Arquivo > Fechar todos os arquivos“.
Ele também destaca uma integração mais completa do cliente para LSP (Language Server Protocol) com a caixa de pesquisa na qual novos filtros apareceram e também mostra as indicações emitidas pelo servidor.
O sinalizador piloto foi removido com o Locator, um plug-in para o qual agora está ativado por padrão. A capacidade de filtrar a saída em painéis com ações correspondentes por expressão foi adicionada.
Para projetos criados com o CMake ou Qbs, foi adicionado suporte à plataforma de destino do Android.
Para o CMake, a plataforma de destino “Padrão” foi suspensa, o que gerou apenas confusão para os desenvolvedores.
Arquivos separados com projetos do CMake agora podem ser criados no menu Gerar > Criar arquivo ou no menu de contexto na árvore do projeto.
O aplicativo Qt Widgets e os assistentes da biblioteca C++ adicionaram a capacidade de selecionar o sistema de compilação.
Adicionado suporte para testes de reforço. Para objetivos de compilação externos baseados em Linux, foi adicionado suporte para implementar todos os arquivos que foram instalados durante a fase de instalação no sistema de compilação.
Como instalar o Qt Creator 4.10.0 no Linux?
Todos aqueles que desejam experimentar o QT criador em seus sistemas devem saber que na maioria das distribuições Linux o pacote está localizado em seus repositórios.
Embora as atualizações de pacotes geralmente demorem alguns dias para chegar aos repositórios, é melhor fazer o download do instalador na página oficial do QT, onde você pode obter a versão gratuita ou para aqueles que desejam comprar uma versão comercial (com mais recursos), você pode fazê-lo na página.
Depois que o download do instalador for concluído, concederemos permissões de execução com o seguinte comando:
Agora, vamos instalar o pacote executando o seguinte comando:
No caso de usuários do Ubuntu, eles podem precisar de alguns pacotes adicionais com os quais podem instalar:
Após a instalação desses pacotes, você pode modificar a definição do seu kit da área de trabalho e selecionar a versão correta. Por fim, você pode terminar de criar o projeto e prosseguir com a codificação.
Agora, no caso daqueles que são usuários do Arch Linux, Manjaro e outras distros baseadas no Arch Linux, podem instalar o pacote diretamente dos repositórios, já que a nova versão do QT Creator já está disponível.
Para executar a instalação, basta executar o seguinte comando no terminal:
Fonte: DesdeLinux