O projeto VideoLAN acaba de anunciar o VLC 3.0.17. Esta é, portanto, uma nova atualização estável na série 3.0 deste reprodutor de mídia poderoso, popular, gratuito, de código aberto e multiplataforma para sistemas GNU/Linux, Android, macOS e Windows.
O VLC 3.0.17 chegou depois de quase nove meses após o VLC 3.0.16. O programa apresenta vários novos recursos, incluindo:
- suporte para o decodificador DTS-HD LBR (Low Bit Rate);
- suporte para o novo FOURCC para AV1, E-AC3 e GeoVision decodificadores;
- o suporte para arquivos de vídeo DAV;
- mapeamento de imagem WebP;
- bem como suporte para áudio não compactado em arquivos MP4 (ISO/IEC 23003-5).
Esta versão também traz várias mudanças, como:
- melhor decodificação de hardware para alguns drivers de GPU AMD;
- reprodução aprimorada de fluxos AV1 ao vivo;
- suporte aprimorado para fluxos VP9;
- suporte aprimorado a AudioCD (modo misto de áudio/dados, MusicBrainz);
- o suporte aprimorado para legendas usando o codec tx3g em faixas MP4;
- uso de memória HTTP2 aprimorado;
- bem como módulos AVCapture e SRT aprimorados.
VLC 3.0.17 melhora a decodificação de HW para GPUs AMD
O VLC 3.0.17 também corrige o início de áudio ausente do áudio Opus em contêineres MKV e WebM, melhora a compatibilidade de compartilhamento de arquivos SMB (Samba) alterando o tamanho da leitura, corrige uma regressão na análise de MRLs de origem secundária, corrige um loop infinito em MP4 , corrige a extração de anexos de arquivos OGG e resolve alguns problemas de sincronização labial em fluxos MPEG-TS raros.
Entre outras mudanças importantes, o VLC 3.0.17 renova a pilha de streaming adaptável, adiciona suporte para a estrutura multimídia de código aberto FFmpeg 4.4--no-mouse-events
, melhora a compatibilidade UPnP com alguns servidores, melhora a pesquisa em Preferências e corrige a opção na interface Qt, atualiza o YouTube script e corrige a análise do diretório Icecast para evitar que as entradas desapareçam.
Outras alterações importantes
Para a plataforma Android, esta versão renova o gerenciamento de volume de áudio. Por outro lado, o VLC 3.0.17 vem com muitos componentes principais atualizados, incluindo, entre outros, codificador AOM 3.1.1, dav1d 0.9.2, FriBidi 1.0.11, FreeType 2.11.1, libarchive 3.6.0, libass 0.15. 2, libnfs 5.0.1, libsrt 1.4.4, mpg123 1.29.3 e TwoLAME 0.4.0.
Além disso, a biblioteca libsmb2 foi atualizada para lidar com a codificação UTF-8 inválida de alguns nomes de arquivos, e a biblioteca TagLib também foi atualizada para corrigir corrupções que ocorreram ao editar metadados de alguns arquivos OGG.
Então, você pode baixar o VLC 3.0.17 agora mesmo do site oficial como um tarball fonte que você terá que compilar. Além disso, outra opção é esperar a nova versão chegar nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita.
Via 9to5Linux