Quem joga algum tipo de jogo digital, certamente já percebeu como as coisas podem ser viciantes, ao ponto de nem ver a hora passar, não é mesmo? Muitos elementos nos transportam para dentro das telas e nos envolvem de tal maneira que o jogo é que acaba nos controlando e não o contrário. Sim, você é controlado enquanto joga!
Muitos gamers ficam enlouquecidos nos gráficos cada vez mais realistas, na temática do jogo e muitos outros elementos da cena, mas nem todos notam que há um complemento nada discreto: o fundo musical. A verdade é que o tipo de música utilizada em cada jogo acaba virando uma marca. Umas músicas, inclusive, delimitam o enredo do jogo, por exemplo.
O Ifanr lembra, inclusive, que a quantidade de informação contida no som é muito maior do que imaginávamos. Isso vale para filmes e jogos. Nos jogos, hoje em dia, por exemplo, encontramos trilhas sonoras, música ambiente, sons ambientes, vários efeitos sonoros analógicos especiais e até vozes de equipe.
Existem muitas faixas de áudio no jogo, mas isso está longe de ser o limite superior da quantidade de informações que nossos ouvidos humanos podem receber. Do silêncio ao som, os jogadores obtêm não apenas mais informações, mas também satisfação emocional.
A trilha sonora é um mecanismo que faz parte do jogo
“Os jogadores podem substituir a narrativa do jogo por meio de ferramentas ou métodos, como teclados, mouses, puxadores e até somatossensoriais. Portanto, o processo de jogo não é totalmente linear. A caixa de arma no canto interrompe a jogabilidade, especialmente em jogos de mundo aberto”.
Fzer a trilha sonora percorrer o início e o fim do jogo, e mexer com o coração dos jogadores, se tornou a maior diferença entre a trilha sonora do jogo e a trilha sonora de um filme, por exemplo. O Ifanr aponta, inclusive, que a prática comum na indústria é definir um tom para o jogo. Dependendo do processo do jogo, diferentes instrumentos ou mudanças de tom podem ser adicionados para obter diferentes atmosferas e humores.
“De acordo com os diferentes processos que os jogadores encontram no jogo, a estrutura da trilha sonora será dividida em música de interface, música de cena, música de batalha, música de enredo/animação, etc., dependendo da jogabilidade, o tipo irá aumentar ou diminuir”.
Não se engane, tudo é pensado para controlar suas emoções ao longo do jogo. Como já dissemos antes, você é controlado enquanto joga! O elemento musical é parte do enredo do jogo para te “abduzir” para ele.
Trilha sonora dos jogos: Um elemento fundamental e parte do todo
O produtor da trilha sonora começará a intervir já na fase inicial da produção do jogo. A ideia aqui é entender toda a dinâmica do jogo, o enredo e o contexto em que o jogo está inserido, para a produção de um elemento musical que permita uma interação perfeita com os demais elementos do jogo.
“Como um dos jogos IP mais conhecidos da Ubisoft, “Assassin’s Creed” tem uma trilha sonora muito distinta. Jesper Kyd é o responsável pela trilha sonora do jogo desde o primeiro jogo. Ele usou muitos instrumentos orquestrais para tecer uma melodia melodiosa e criar uma atmosfera magnífica com a harmonia vocal feminina gradual, que também é intercalada com instrumentos musicais eletrônicos”,
Muitos outros jogos contam com complementos musicais que os tornam “únicos”, uma identidade. A música, seja ela pura música ou voz humana, também desempenha um papel de contar histórias, servir ao próprio jogo e alcançar a realização mútua.
O Ifanr lembra,, por exemplo, que o canto icônico e a harmonia da série “Halo” lembra as pessoas do espaço misterioso e desconhecido; a música de fundo e o toque de guitarra de “The Last of Us” contam a desolação e a humanidade no fim dos tempos; “The Legend of Zelda: Breath of the Wild “In” Casiwa toca uma melodia leve e alegre com um acordeão e usa música para interpretar sua poesia. Os jogadores não podem deixar de parar e ouvir sua história em silêncio.
“A música pode elevar a atmosfera e fazer com que as emoções do músico atinjam o ponto mais alto passo a passo. Por outro lado, também desempenha um papel de guia de enredo, preparando os jogadores para as lágrimas ou a batalha por meio de dicas psicológicas, desempenhando um efeito semelhante a uma trompa de guerra”.
A próxima vez que você iniciar um jogo, certamente prestará atenção nisso e o quanto a música de cada jogo nos envolve de maneira diferente.
Via: Ifanr