O Facebook introduziu carrinhos de compras na plataforma de mensagens WhatsApp em um esforço para agilizar as compras de e-commerce. Estrategicamente, isso ocorre perto do Natal. Assim, a mudança dará às empresas que estão usando o WhatsApp como um canal de comunicação com os clientes a chance de obter receita adicional. Portanto, oferece uma maneira rápida para os clientes fazerem um compra.
Anunciado na terça-feira, o Facebook disse que “com mais e mais compras acontecendo por meio de bate-papos, queremos tornar a compra e venda ainda mais fácil”. A plataforma fala em remover obstáculos. Então, pelo WhatsApp, o cliente seleciona um item, adiciona a uma cesta de compras e faz o pagamento.
Se barreiras forem introduzidas, a probabilidade de uma venda ser concretizada reduz. Logo, a introdução de canais de compra de comércio eletrônico em sessões de mensagens já em andamento pode ajudar as empresas a garantir negócios adicionais.
WhatsApp ativa carrinho de compras no app
De acordo com o Facebook, o WhatsApp está “se tornando rapidamente um balcão de loja para discutir produtos e coordenar vendas” e, portanto, os carrinhos podem ajudar as empresas no atendimento de pedidos online.
Os carrinhos são ótimos para enviar mensagens a empresas que normalmente vendem vários itens de uma vez, como um restaurante local ou loja de roupas, afirma a empresa. Com os carrinhos, as pessoas podem navegar em um catálogo, selecionar vários produtos e enviar o pedido como uma mensagem para a empresa. Isso tornará mais fácil para as empresas acompanhar as consultas de pedidos, gerenciar as solicitações dos clientes e fechar vendas.
Para usar a função de carrinho como cliente, você pode ir ao chat ou ao perfil de uma empresa para acessar seu catálogo. Depois de selecionar os itens que deseja solicitar, selecione “adicionar ao carrinho” ou, alternativamente, você pode escolher “mensagem comercial” para enviar uma consulta sobre um determinado item. Carrinhos com vários itens também funcionam como uma única sessão de mensagem para uma empresa participante.
O Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014 e, desde então, opera um modelo freemium. Os fundadores optaram por não implementar publicidade desde o início. Portanto, os usuários não são bombardeados com anúncios – ao contrário de muitas outras plataformas de mídia social ou serviços de mensagens. Então, pelo menos por enquanto, a receita ocorre por meio do WhatsApp for Business.
O novo recurso de carrinhos pode ser suficiente para atrair novos clientes empresariais a se inscrever, especialmente devido à popularidade do WhatsApp com o público em geral. Em julho de 2020, o WhatsApp registrava mais de 50 milhões de usuários corporativos.
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ZDNet